EDUCAÇÃO

Instituições de ensino comunitárias terão linhas de crédito emergencial

Bancos devem condicionar financiamentos para capital de giro e pagamento de dívidas à melhoria da gestão das universidades, centros universitários e faculdades do segmento no estado
Da Redação / Publicado em 18 de maio de 2020
Teleconferência foi coordenada pelo presidente da ALRS, Ernani Polo (PP)

Foto: Joel Vargas/ Agência ALRS

Teleconferência foi coordenada pelo presidente da ALRS, Ernani Polo (PP)

Foto: Joel Vargas/ Agência ALRS

Um grupo de trabalho integrado por representantes de instituições de ensino superior, entidades ligadas à educação, parlamentares e dirigentes do Banrisul, Badesul e Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) será formado nos próximos dias para estruturar um programa de apoio emergencial para que as instituições de ensino comunitárias possam enfrentar a crise financeira gerada pela pandemia da Covid-19.

A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 18, após teleconferência coordenada pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALRS), Ernani Polo (PP). De acordo com o vice-presidente do BRDE, Luiz Noronha, a primeira etapa de um apoio emergencial às instituições até o início de 2021 passa por crédito para capital de giro e reestruturação de dívidas. As linhas de créditos a serem abertas para que as IES Comunitárias enfrentem a crise financeira gerada pela pandemia deverá ser condicionada a uma melhoria na gestão dessas instituições e investimentos em pesquisa, acenaram os participantes.

Além da preparação de um manual de crédito emergencial para as instituições chegarem aos bancos, será concluído um diagnóstico da situação de cada instituição com vistas a oferecer assistência técnica para corrigir problemas de gestão decorrentes da mudança de modelo de negócio e para dar segurança aos bancos de que os compromissos serão honrados.

A iniciativa inclui infraestrutura de Tecnologia da Informação para que as universidades, centros universitários e faculdades isoladas se preparem para os novos tempos no ensino.

Moerschbaecher: universidades têm experiência em programas de apoio à sociedade para a retomada do crescimento e capacitação de pessoal

Foto: Elise Bozzetto/ Univates

Moerschbaecher: universidades têm experiência em programas de apoio à sociedade para a retomada do crescimento e capacitação de pessoal

Foto: Elise Bozzetto/ Univates

O presidente do sindicato das instituições de ensino privado (Sinepe/RS), Bruno Eizerik, questionou se as faculdades isoladas, centros universitários, filantrópicas e aquelas com e sem fins lucrativos estariam incluídas na proposta do BRDE. Segundo Noronha, todas as instituições sujeitas a crédito poderão se beneficiar do programa emergencial que está sendo estruturado. O diretor do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires, explicou que o desafio que deve estar integrado às discussões é a melhoria da gestão das instituições de ensino comunitárias.

Já a presidente do Badesul, Jeanette Lontra, informou que individualmente tem atendido instituições comunitárias. “Estamos alinhados e queremos participar, para apoiar as universidades. Isso faz parte da atuação de um banco de fomento. Temos recursos de capital de giro para pequenas, média e grandes empresas. Estaremos juntos com BDRE e Banrisul”, informou.

Oto Moerschbaecher, presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado do RS (Sindiman), relembrou que o projeto-piloto do Fies nasceu na Unisc e Univates. Com isso, segundo ele, há expertise no setor para buscar soluções “para uma travessia” pelos próximos 120 dias. Ele destacou que as universidades têm experiência em programas variados de apoio à sociedade para a retomada do crescimento e capacitação de pessoal.

Participaram do encontro virtual a presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer; o ex-ministro da Educação José Henrique Paim, atual diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas; o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, e os deputados Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia; Frederico Antunes (PP), Gabriel Souza (MDB), Fran Somensi (Republicanos), Carlos Búrigo (MDB), Luiz Henrique Viana (PSDB), Sérgio Peres (Republicanos), Dr. Thiago Duarte (DEM), Fábio Branco (MDB), Silvana Covatti (PP), Issur Koch (PP), Franciane Bayer (PSB), Gaúcho da Geral (PSD), e Elizandro Sabino (PTB).

Comentários