EDUCAÇÃO

Restauro do Instituto de Educação é tema de aula pública

A mais tradicional escola pública do estado completa 153 anos sob a ameaça de virar centro cultural e museu geridos pela iniciativa privada
Da Redação / Publicado em 7 de abril de 2022

Foto: Vinicius Reis/ ALRS

Ao dividir o espaço, a escola, além de perder cerca de mil vagas, terá seus espaços reduzidos

Foto: Vinicius Reis/ ALRS

O Movimento em Defesa do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em parceria com a Faculdade de Educação da Ufrgs promove neste sábado, 9, uma aula pública em defesa do cumprimento do projeto de restauro integral da instituição. A aula pública ocorre a partir das 10h, em frente ao Instituto de Educação, na avenida Osvaldo Aranha, 527, em Porto Alegre.

A iniciativa também assinala os 153 anos do Instituto de Educação que foram celebrados no dia 5 de abril. A mais tradicional escola pública do estado virou alvo de uma parceria do governo do estado que pretende transformá-la em um centro cultural e museu geridos em parceria com a iniciativa privada.

O movimento ressalta que, sem diálogo com a comunidade escolar, o então governador Eduardo Leite (PSDB) assinou, no dia 18 de janeiro, uma ordem de serviço para reiniciar as obras de restauro do Instituto, com planos de que o lugar abrigue o Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, o Centro Gaúcho de Educação Mediada por Tecnologias (Cegemtec) e o Museu da Escola do Amanhã, projetos não relacionados à escola.

Ao dividir o espaço, a escola, além de perder cerca de mil vagas, terá seus espaços reduzidos para laboratório, sala de vídeo, de informática, sala de professores, entre outros.

“Os membros do Movimento defendem que o desejo da comunidade escolar, o de que projeto integral da escola seja executado, seja ouvido e respeitado. Já são cinco anos de espera, mas o atual governo precisa chamar a comunidade, escutar e respeitar quem está no chão da escola”, destaca Maria da Graça Morales, presidente da Comissão de Restauro.

Comentários