EDUCAÇÃO

Universia destinará 400 milhões de euros para educação superior

Braço educacional do Santander realiza encontro em Valência, Espanha, com reitores da Europa, América Latina e Estados Unidos
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 9 de maio de 2023

Imagem: Reprodução

Ana Botín destacou o projeto Universia como uma aposta do banco em educação

Imagem: Reprodução

Investimentos na ordem de 400 milhões de euros para educação até 2026, no câmbio atual R$ 2,19 bilhões, foram anunciados na manhã desta terça-feira, 9, pelo banco Santander, na abertura do 5° Encontro Internacional de Reitores Universia, rede que é o braço educacional da instituição financeira.

Com 400 das 1,5 mil universidades ligadas à Universia, o Brasil deverá receber a maior parte dos recursos, que são destinados para bolsas, formação contínua e apoio a outros projetos para facilitar o acesso e permanência de estudantes no ensino superior.

“Convencidos de que não há investimento social melhor do que o feito em educação, há 26 anos decidimos fazer uma aposta na universidade”, disse a presidente do Santander, Ana Botín, no encontro.

Ana é filha de Emílio Botín, ex-presidente do Santander falecido em 2014 e que foi homenageado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua visita à Espanha em abril.

A importância do evento ainda se evidenciou com a presença do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, na cerimônia de abertura.

Em seu discurso, Sánchez alfinetou os movimentos pessimistas dos dias atuais. “Frente a discursos apocalípticos, que construamos novos faróis para problemas e desafios”, aludiu ao destacar a importância da mobilidade universitária para a construção de noção de cidadania na União Europeia.

Com o tema “Universidade e Sociedade”, o encontro está reunindo cerca de 700 reitores de 14 países, dos quais cem são brasileiros.

São instituições de ensino superior da Europa, América Latina e Estados Unidos que congregam cerca de 14 milhões de estudantes.

As conclusões do evento que se encerra no dia 10 serão registradas na Declaração de Valência.

A Universia é a maior rede de universidades de língua hispânica e portuguesa do mundo. Em seu site, destaca-se a seção destinada a bolsas de estudo. São oportunidades que vão da graduação ao doutorado.

Comentários