EDUCAÇÃO

Aelbra leva Medicina a leilão e coloca ativos à venda

Tanto o leilão quanto a venda ocorrem no âmbito da Recuperação Judicial da mantenedora da Ulbra. Assembleia de professores aprovou acordo coletivo que define alternativas de demissões
Por César Fraga / Publicado em 18 de julho de 2023

Foto: Igor Sperotto

Na primeira quinzena de junho, foram publicados os editais que objetivam o leilão do curso de Medicina da Ulbra e a venda de imóveis da instituição

Foto: Igor Sperotto

Na primeira quinzena de junho, foram publicados os editais que objetivam o leilão do curso de Medicina da Ulbra e a venda de imóveis da instituição. Tanto o leilão quanto a venda ocorrem no âmbito da Recuperação Judicial (RJ) da Aelbra.

De acordo com o escritório Brizola e Japur, indicado pelo juiz da Recuperação Judicial da Aelbra para fazer a Administração Judicial do processo da RJ, ainda não existe data para o leilão da Ulbra Medicina S/A (Umesa). Os interessados tiveram até o dia 28 de junho para se habilitar.

O lance inicial pelo curso de Medicina será de R$ 700 milhões. Trata-se, portanto, do maior ativo da instituição.

Os imóveis serão vendidos para pagamento dos credores trabalhistas por meio das UPIs Imóveis. Ficam à venda todos os imóveis de propriedade da Aelbra em todo o Brasil.

O Plano de Recuperação Judicial Modificativo nomeou a FTI Consulting para atuar como promotor da venda dos imóveis. Essa empresa estima, a partir de avaliações feitas em 2021, que o pacote de ativos imobiliários possa atingir cerca R$ 1,3 bilhão.

Os valores constam no Plano de Alienação de Ativos – PRJ Substitutivo, no qual estão indicados os valores individuais para cada imóvel.

Aberto o prazo para aderir ao PDV e PDI

No dia 6 de junho, a Assembleia de Professores da Ulbra aprovou, com 86,1% dos votos, a proposta para Acordo Coletivo que define duas alternativas de demissões: o Plano de Demissões Voluntárias (PDV) e o Plano de Demissões Incentivadas (PDI). O prazo para a manifestação dos professores já está aberto.

A proposta partiu da Aelbra e foi negociada com Sinpro/RS, Sintae/RS e Sintepe Vales para contemplar professores da Ulbra, funcionários técnicos e administrativos.

A formalização do Acordo foi concluída no dia 21, mesma data em que o Sindicato realizou uma reunião com os professores para esclarecimentos de dúvidas sobre os direitos de quem pretende aderir.

A proposta partiu do interesse da Aelbra em reduzir o corpo docente da Ulbra a partir da iniciativa dos professores interessados no desligamento.

A instituição tentou negociar, no início do ano letivo, uma redução salarial de 30%, que foi rechaçada pelos sindicatos e pelas categorias. Diante da alegada necessidade da Universidade em diminuir os custos com salários, chegou-se na negociação do acordo para as demissões.

“No processo de negociação, foram definidas duas alternativas para o desligamento dos professores e funcionários interessados. Uma delas é a via do comum acordo (PDI) e a outra, a do despedimento por iniciativa do empregador (PDV)”, explica Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

“A posição do Sindicato não é de estímulo à adesão a planos de demissão, mas também não se opõe à existência dos mesmos, face as circunstâncias de redução de alunos. Estamos dando total assistência aos professores e negociamos com o empregador a garantia de todos os direitos dos docentes”, completa Fuhr.

Comentários