EDUCAÇÃO

Cinema negro na escola é tema de seminário com inscrições gratuitas

4° Seminário de Educação e Cinema: Cinema Negro na Escola será realizado de 4 a 6 de abril na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, com inscrições gratuitas, on-line até 29 de março
Por Bárbara Neves / Publicado em 26 de março de 2024
Cena do filme O dia que te conheci

Foto: Cena do filme O dia que te conheci

Cinema negro na escola é tema de seminário com inscrições gratuitas

Foto: Cena do filme O dia que te conheci

Com programação totalmente gratuita, o 4° Seminário de Educação e Cinema: Cinema Negro na Escola será realizado de 4 a 6 de abril na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 — Centro Histórico de Porto Alegre). Após duas edições on-line durante a pandemia, o evento vai acontecer presencialmente pela primeira vez com uma série de debates e exibição de um longa-metragem.

A iniciativa é promovida pelo Programa de Alfabetização Audiovisual — fruto da parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio da Faculdade de Educação — e a Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura e da Cinemateca Capitólio. As inscrições para as atividades devem ser feitas on-line, até o dia 29 de março.

“É uma produção nacional incrivelmente rica que, muitas vezes, não tem visibilidade no circuito comercial. Isso vem mudando muito nos últimos anos, sobretudo com longas. Então, é importante acessar essa produção porque ela funciona com uma linguagem sensível que contribui para o cumprimento da legislação que determina o estudo da cultura afro-brasileira nos colégios e também construir uma educação antirracista”, explica Maria Angélica dos Santos, coordenadora do Programa de Alfabetização Audiovisual.

Confira a programação do 4° Seminário de Educação e Cinema:

  • 04/04, quinta-feira, às 19h: Histórias Negras no Cinema Brasileiro

Debatedores: Noel dos Santos Carvalho (professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação da Unicamp) Renato Novaes (ator, diretor e professor na cidade de Juatuba), Jorge Furtado (cineasta gaúcho); Mediação: Marcus Mello (crítico de cinema e técnico em cultura).

  • 05/04, sexta-feira, às 14h: Experiências com o Cinema Negro na Escola

Apresentação: Liliane Ferrari Giordani e Maria Angélica dos Santos, coordenadoras do Programa de Alfabetização Audiovisual.

Relatos confirmados: Cláudia Gaya (professora antirracista da rede municipal de Porto Alegre), Marco Prates (professor da rede pública do município de Porto Alegre com educação das relações étnico-raciais) e Victor Leite (professor, ator, performer, poeta, escritor e produtor cultural) e Laura Spritzer Galli (historiadora, professora e produtora cultural).

  • 05/04, sexta-feira, às 19h: Cinema, Negritude e Escola

Debatedores: Rodrigo Antônio (coordenador-geral de formação e inovação audiovisual da Secretaria de Audiovisual do MINC), Raquel Franzin (coordenadora-geral de educação integral e tempo integral/ MEC), Daniela Giovana Siqueira (professora dos cursos de Jornalismo e Audiovisual da UFMS), Dedy Ricardo (atriz da Usina do Trabalho do Ator e professora de teatro); Mediação: Gladis Kaercher (professora da Ufrgs e coordenadora do Uniafro).

  • 06/04, sábado, às 10h: sessão comentada do filme O Dia que Te Conheci com o ator e diretor Renato Novaes e o Vitor Queiroz, professor de Antropologia IFHC/Ufrgs e vice-coordenador do Programa de Alfabetização Audiovisual.

Bárbara Neves é estagiária de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de César Fraga.

Comentários