EDUCAÇÃO

Levantamento registra crescimento de matrículas do ensino superior privado

Consultoria identificou em 19 Instituições de Ensino Superior (IES) privadas um crescimento de 20,7% nas matrículas de calouros entre o segundo semestre de 2023 e o início de 2024
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 13 de março de 2024

Levantamento registra crescimento de matrículas do ensino superior privado

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

A consultoria Educa Insights identificou entre 19 Instituições de Ensino Superior (IES) privadas um crescimento de 20,7% nas matrículas dos chamados “calouros” entre o segundo semestre de 2023 e o início de 2024. Daniel Infante, sócio da Educa Insights, afirma que “a conclusão é positiva deste primeiro ciclo de captação de alunos”. Os nomes da instituição não foram revelados devido a exigências de confidencialidade, segundo o consultor informou ao Extra Classe. Por outro lado, Infante acredita que o Fies Social poderá impactar positivamente em levantamentos semelhantes a partir do próximo semestre.

Mesmo resguardando as particularidades locais do setor da educação superior, para infante, o estudo da Educa Insights é uma amostra do cenário nacional e ratifica que os primeiros meses do ano continuam os mais relevantes para captações no setor. A consultoria surgiu em 2014 como uma empresa de pesquisas, que evoluiu para oferecer soluções de captação de alunos com apoio de tecnologia para o mercado educacional.

De acordo com os dados apurados, a modalidade presencial segue em retomada após os períodos de retração verificadas pela pandemia entre os anos de 2020 e 2022 e a interrupção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) promovida por Michel Temer (MDB) em 2016.

A média de crescimento no segmento presencial, segundo Infante, é de 10% e recebe a influência de cursos que possuem uma proteção maior ao Ensino a Distância (EaD).

EAD começa a apresentar dificuldades

Já a modalidade EaD que representa uma parcela importante das captações de matrículas também continua crescendo, mas tem apresentado dificuldades maiores para as IES.

Diante de muitas opções no mercado, “o custo de aquisição de alunos está ficando mais caro, exigindo maiores investimentos em marketing”, revela o sócio da Educa Insights.

Para ele, no momento as notícias das intenções do Governo Federal em buscar uma maior regulação para o segmento EaD não impactou o levantamento.

“O que impacta agora realmente é a grande oferta (de EaD), mas as instituições já estão de olho nessa questão”, registra Infante.

Fies Social deverá favorecer setor no segundo semestre

Em geral, para a Educa Insights, o resultado das matrículas para este primeiro semestre que ainda estão para ser consolidadas neste mês de março pode indicar um bom desempenho do setor no restante do ano.

“Se houver uma boa captação no primeiro semestre, ou seja, se mais turmas forem abertas, é bem provável que a captação do meio de ano também seja positiva, porque você tem onde instalar alunos que podem repor eventuais desistências ou evasões”, considera.

Infante ainda avalia que a entrada do Fies Social que está com as inscrições abertas até o próximo dia 15 de março deva impactar nos resultados das matrículas nas IESs.

O Fies Social vai permitir o financiamento de 100% da mensalidade para estudantes com renda familiar per capita de meio salário mínimo e que sejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Para este ano, o Fies está disponibilizando 112 mil vagas em várias áreas do conhecimento. Metade delas estão destinadas à versão social do programa.

 

Comentários