GERAL

Mais de 2,4 mil mulheres resgatadas da escravidão no Brasil

Nos último 20 anos, conforme fiscalização Ministério do Trabalho, 2.488 mulheres foram tiradas de condições análogas à escravidão
Da Redação / Publicado em 13 de março de 2023

Trabalho escravo: mais de 2,4 mil mulheres no Brasil em 20 anos

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nos últimos 20 anos, 2.488 mulheres foram resgatadas de condições análogas à escravidão no Brasil. Os dados são da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) até o último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Foi tomado como referência, as informações obtidas das guias de seguro-desemprego de trabalhador resgatado. O número é 5% do total de trabalhadores resgatados na série histórica.

Dentre as guias de seguro-desemprego especial emitidas pela Inspeção do Trabalho, apurou-se que 2.488 foram emitidas para mulheres. “As proporções anuais de mulheres resgatadas variam entre 3% e 15%, ao passo que em 2022 foi de 9%”, ressalta o auditor-fiscal do trabalho Rafael Castro, da Detrae.

A Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo analisou o perfil social das mulheres resgatadas desde 2003, que mostra que 64% se declararam pretas ou pardas, 22% brancas, 11% de raça amarela e 3% indígenas. Em relação naturalidade, 37% nasceram na região Nordeste. Sendo que 15% nasceram no Maranhão, 15% em Minas Gerais, 12% na Bahia, 10% no Pará e 10% em São Paulo. Quanto a região de residência, 31% residiam no Sudeste no momento do resgate, sendo que a UF com maior residência das resgatadas foi o Pará (17%), seguido de Minas Gerais (16%), Bahia (11%), São Paulo (11%) e Maranhão (10%).

Com relação a faixa etária, a maioria (55%) possuía entre 30 e 59 anos no momento do resgate, sendo que 40% possuíam entre 18 e 29 anos, 4% eram menores de 18 anos, 1% eram maiores de 60 anos. No que se refere à escolaridade, 37% possuíam até o 5º ano incompleto, 18% haviam estudado do 6º ao 9º incompletos e 18% eram analfabetas.

Verificou-se que a principal ocupação das trabalhadoras quando da ação fiscal de resgate foi a de trabalhadora agropecuária em geral (50%), seguida de cozinheira em geral (8%), trabalhadora da cultura do café (7%), trabalhadora volante da agricultura (6%) e trabalhadora da pecuária (5%).

Apesar da política pública de combate ao trabalho escravo ter iniciado em 1995, com a criação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), coordenado pela Auditoria-Fiscal do Trabalho (AFT) e do qual também participam a Polícia Federal (PF), a Defensoria Pública da União (DPU) e os Ministérios Públicos do Trabalho e Federal (MPT)), o benefício do governo do federal concedido a vítimas de trabalho escravo em razão de fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego só passou a vigorar a partir de 2003, contendo o perfil social das vítimas de trabalho escravo e de tráfico de pessoas.

Operação Inédita

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Divisão para Erradicação do Trabalho Escravo, vinculada à Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, organizou uma operação de combate ao trabalho escravo com a participação exclusiva de servidoras mulheres. A operação empreendida pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) contou com a atuação de 8 Auditoras-Fiscais do Trabalho, 2 Agentes Administrativas e 1 motorista do Ministério do Trabalho e Emprego.

A ação, planejada pela Inspeção do Trabalho, sob coordenação da Auditora-Fiscal do Trabalho Andréia Donin, teve ainda com a participação do Ministério Público do Trabalho, da Defensoria Pública da União e da Polícia Federal.

As ações fiscais ocorreram entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março de 2023, na região da Zona da Mata mineira, e resultaram no resgate de três trabalhadores que estavam sendo reduzidos a condição análoga à de escravo.

Na primeira fiscalização, foram resgatados três trabalhadores em razão das condições degradantes de trabalho e moradia a que estavam submetidos em um sítio, onde realizavam serviços gerais e cuidavam do gado. Dois desses trabalhadores eram irmãos e laboravam para os proprietários do local desde 2015. Eles ocupavam casebres, precariamente construídos, compostos por apenas um cômodo em que eram conjugados quarto, banheiro e cozinha. Nos locais mantinham cama, armário, fogão, botijão de gás, ferramentas de trabalho e produtos químicos utilizados para o controle de vermes nos animais. Não dispunham de geladeira para acondicionar seus alimentos.

Moradias

Suas moradias foram construídas em um terreno de aproximadamente 200 m2, vendido a um deles pelos proprietários do sítio. Pelos serviços prestados, os trabalhadores não chegavam a receber sequer um salário-mínimo mensal, o que os submetia às mais degradantes condições de vida e de moradia. Além disso, carne era um item raro em suas refeições.

Além disso, os trabalhadores não tinham acesso a uma alimentação adequada: faziam somente duas refeições por dia e comiam apenas arroz e feijão. Se quisessem complementar suas refeições com ovos, tinham que comprá-los da própria empregadora e pagavam a ela R$1,00 por ovo. O terceiro trabalhador resgatado, um senhor de 74 anos, aposentado, ocupava outro casebre nas proximidades da sede do sítio. Há 15 anos ele trabalha para os proprietários do local e recebe remuneração de R$ 100,00 por semana.

De acordo com a coordenadora da operação, a Auditora-Fiscal do Trabalho Andréia Donin, “o fato de os trabalhadores receberem mensalmente muito menos que um salário-mínimo, os coloca em situação de extrema miserabilidade e avilta sua condição humana”.

A segunda ação fiscal ocorreu em uma fazenda que realiza pecuária de leite. No curso da fiscalização, foram encontrados 3 (três) trabalhadores em atividades afeitas à retirada do leite.  Em que pese não tenha sido caracterizado trabalho em condição análoga à de escravo, foram constatadas diversas irregularidades trabalhistas, entre elas ausência de registro de empregados. O empregador foi devidamente notificado e as providências necessárias à regularização estão sendo tomadas.

A ação fiscal planejada, foi coordenada e executada exclusivamente por mulheres e é uma iniciativa inédita do Ministério do Trabalho e Emprego. A operação realizada nesta semana reforça o importante papel do trabalho da mulher no contexto social e homenageia tantas servidoras que se dedicam diariamente à promoção de dignidade aos trabalhadores e às trabalhadoras deste país.

Denúncias e Sistema Ipê

Podem ser feitas de forma remota e sigilosa no Sistema Ipê, sistema lançado em 2020 pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).  https://ipe.sit.trabalho.gov.br/

Em 2022 o Sistema Ipê recebeu 1.654 denúncias (um aumento de 66% em relação ao ano anterior), sendo que todas as denúncias foram analisadas pela Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae/SIT/MTE).

 

Comentários