JUSTIÇA

Policiais cumprem mandados de internação de menores suspeitos de violência em escolas

Operação coordenada pelo governo federal é realizada em cinco estados. Ao todo, dez mandados de internação provisória de menores e 13 de busca e apreensão domiciliar
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 19 de abril de 2023

Foto: MPSC/Divulgação

Operação Escola Segura da polícia civil e do Ministério da Justiça e Segurança cumpre internação de menores envolvidos em violência nas escolas

Foto: MPSC/Divulgação

Policiais civis de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco estão realizando nessa quarta-feira, 19, a Operação Escola Segura.

A ação conjunta está sob o comando do Ministério da Justiça e Segurança que atende mandatos de internação de menores e buscas determinados pela Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Blumenau, onde uma creche foi atacada em 5 de abril.

Dez menores foram apreendidos, um em Santa Catarina, dois no Paraná, três em São Paulo, três no Rio de Janeiro, um em Pernambuco.

A Escola Segura investiga possíveis atos contra o estatuto do desarmamento, ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime e associação criminosa.

Além dos 10 mandatos de internação, são realizados 13 de busca e apreensão e onze afastamentos de sigilos.

A ação policial ocorre nos municípios de Blumenau (SC), Curitiba (PR), Guaíra (PR), São Paulo (SP), Itapira (SP), São José dos Campos (SP), Salto (SP), Barra Mansa (RJ), Duque de Caxias (RJ), São Gonçalo (RJ) e Recife (PE).

No início da manhã, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB/MA), agradeceu aos agentes que realizam a operação.

 

“Agradeço às polícias civis que estão atuando em rede com o Ministério da Justiça, para que tenhamos maior eficácia nas ações preventivas e repressivas”, escreveu em suas redes sociais.

 

Governo anuncia pacote antiviolência

Na terça-feira, 18, o governo Lula anunciou um pacote de ações que envolve liberação de R$ 3,1 bilhão para enfrentar a crescente violência que está sendo estimulada no ambiente escolar.

Dez dias antes do assassinato de quatro crianças em um ataque em Blumenau (SC), uma professora foi morta a facadas por um aluno em São Paulo.

Além de verbas para a capacitação de gestores e a disponibilização de uma cartilha com protocolos de resposta para casos de violência, o Ministério da Educação (MEC) destinará R$ 90 milhões para ser usado nos municípios que aderirem ao programa federal Saúde na Escola.

Presente na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou que a violência nas escolas não vai se resolver apenas com dinheiro, e, sim, com atitudes.

Colégios não serão transformados em “presídios de segurança máxima”, afirmou ao criticar propostas que só focam na ampliação do aparato de segurança e não atacam a origem do problema.

Comentários