MOVIMENTO

Caetano faz show gratuito hoje na ocupação Povo sem Medo

O músico apoia a ocupação, ocorrida em setembro, por mais de 7 mil famílias. Show integra uma série de manifestações pela desapropriação da área e direito à moradia
Por Edimar Blazina / Publicado em 30 de outubro de 2017

Foto: divulgação Caetano Veloso

Foto: divulgação Caetano Veloso

A Ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo, uma das maiores na história do Brasil, será palco de um show gratuito do cantor Caetano Veloso, nesta segunda-feira, 30, às 19h. Caetano Veloso apoia a ocupação do terreno ocioso da MZM Construtora, promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em setembro, e que conta, atualmente,  com 7 mil famílias.

O show integra uma série de manifestações do MTST pela desocupação da área e pelo cumprimento dos compromissos de moradia assumidos pelo governo do Estado de São Paulo. Nesta terça, 31, às 6h, os moradores da ocupação sairão em marcha em direção ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo. A proprietária da área deve mais de R$ 500.000,00 só em IPTU.

MOVIMENTO – A ocupação Povo Sem Medo iniciou no dia 2 de setembro quando aproximadamente 500 pessoas montaram as primeiras barracas no terreno, que estava sem atividade há 40 anos. Aos primeiros moradores se juntaram centenas de famílias em busca da oportunidade de uma moradia própria. São pessoas sem residência fixa, que viviam de aluguel e ao ficarem desempregadas perderam as condições de se manterem, muitas vindas de cidades vizinhas de São Bernardo do Campo e outras que migraram da região nordeste em busca de emprego e renda em São Paulo.

Foto: MTST

Foto aérea da ocupação Povo Sem Medo

Foto: MTST

O MTST quer a desapropriação dos 60 mil metros quadrados do terreno ocupado pelas famílias. A situação com os vizinhos da ocupação não é amigável. Além de acusações e troca de insultos, no dia 17 de setembro a situação foi agravada quando tiros foram disparados contra a ocupação.

Dentro das cercas da Povo Sem Medo, o clima é de colaboração. Para o MTST, a ocupação é “uma forma de luta capaz de pressionar o poder público e ainda desenvolver a coletividade e o senso de democracia”.

Assista ao vídeo gravado por diversos artistas, em apoio a ocupação Povo Sem Medo.

Comentários