MOVIMENTO

Milhares em todo o mundo pedem a liberdade de Lula

Atos em diversas cidades do Brasil e de outros países marcaram, neste domingo, 7, os 12 meses de encarceramento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, considerado um preso político pelos manifestantes
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 7 de abril de 2019

Manifestação #Lula Livre em frente aos portões da segunda mais importante sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra

Foto: Reprodução redes sociais

A Jornada Lula Livre, organizada pelo Partido dos Trabalhadores e movimentos sociais, vem marcado desde quinta-feira, 4, os 12 meses do encarceramento, completados neste domingo, 7, do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva condenado na Operação Lava Jato em primeira instância e em segunda pelo Tribunal Regional Federal (TRF 4).  Milhares de pessoas saíram às ruas não só no Brasil, mas em grandes cidades pelo mundo afora em atos que atestam que a comunidade internacional acompanha de perto os acontecimentos polêmicos que levaram à prisão a principal liderança da esquerda brasileira.

Os manifestantes chamam a atenção para o que consideram uma injustiça, especialmente planejada para impedir a candidatura do ex-presidente que poderia ter chegado novamente ao cargo maior do Executivo do Brasil caso seu julgamento em segunda instância não tivesse sido feito em tempo recorde, passando à frente de 250 outros processos no TRF 4.

No Brasil, caminhadas, atos e shows foram realizados em centenas de cidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, João Pessoa, Florianópolis, Paraná,  Mato Grosso, entre outros. Milhares de pessoas participaram de uma vigília da frente da Polícia Federal em Curitiba, onde o ex-presidente Lula está preso.

Realizado às 15 deste domingo, 7, em Genebra, Suíça (11 horas no horário de Brasília), um ato pode ter sido considerado o mais significativo, apesar de milhares de distância do Brasil. Em frente aos portões da segunda mais importante sede da Organização das Nações Unidas (ONU) onde entre outros importantes organismos está sediado o seu Alto Comissariado para os Direitos Humanos, a chamada Reunião pela Liberdade de Lula concentrou centenas de pessoas na Place des Nations. Além de integrantes da comunidade brasileira na Suíça e países vizinhos, representantes de entidades sindicais internacionais e entidades de luta pelos direitos humanos estiveram lá para mandar seu recado ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas que está em vias de pautar o caso Lula para um parecer definitivo do órgão, através da análise de dezoito juízes de diferentes nacionalidades.

Liminar desconsiderada

Em agosto de 2018, uma liminar emitida por dois especialistas do Comitê de Direitos Humanos da ONU orientava à Justiça brasileira que Lula, mesmo na prisão, deveria ter garantido os seus direitos políticos, incluindo sua candidatura à presidência do país. Por não ter efeito vinculante e não ter sido emanada por uma decisão do colegiado, o Supremo Tribunal Eleitoral (STE) decidiu por não permitir que Lula concorresse.

Para Fátima de Souza, integrante do Comitê Lula Livre da Suíça e uma das organizadoras do ato em Genebra, a luta por justiça no Brasil não irá parar. “Denunciaremos mais uma vez ao mundo a condenação injusta de Lula e as perseguições políticas e assassinatos de lideranças sociais de esquerda que acontecem hoje no Brasil. A prisão de Lula é evidentemente política e constitui um atentado à democracia e ao estado de direito não somente no Brasil, mas em toda a América Latina”, afirmou ao ressaltar que todo esse processo, que começou no impeachment de Dilma Rousseff, possibilitou a chegada de Jair Bolsonaro, “um político fascista, misógino e homofóbico”, à Presidência do Brasil.

Lula mundo afora

Sob coordenação da Frente Internacional de Brasileiros Contra o Golpe (Fibra), a programação fora do Brasil da Jornada Lula Livre acontece desde o último dia 4 de abril com previsão de encerramento para próxima quarta-feira, 10. Na Europa e em outros continentes, já se contabiliza um total de 36 atos públicos pela libertação de Lula.

Manifestantes protestam em Paris pela liberdade de Lula

Foto: Reprodução Redes Sociais

Até o momento, manifestantes saíram as ruas em Roma, 4, Madri, 5, e no sábado, 6, Paris, Estocolmo e Bergen (Noruega). A maior parte dos atos foram realizados neste domingo, 7, em cidades como Bruxelas, Berlim, Viena, Barcelona, Bonn, Coimbra, Lisboa, Amsterdã, Bolonha, Copenhague, Munique, Frankfurt, Hamburgo, Colônia, Manchester, Tübingen (Alemanha) e Aarhus (Dinamarca)

Também coordenados pela Fibra, que tem sua base na Alemanha, fora da Europa aconteceram atividades em defesa da liberdade de Lula em Montevidéu, Nova York, Los Angeles, Boston, Cidade do México, Sydney, Melbourne e Saint-Louis.

#Lula Livre em Lisboa, Portugal

Foto: Reprodução Redes Sociais

Amanhã, 8, está previsto uma manifestação em Praia, Cabo Verde. Novas manifestações em Berlim e Londres estão programadas respectivamente para os dias 9 e 10 de abril.

Comentários