MOVIMENTO

45ª Romaria da Terra será no Assentamento Integração Gaúcha, em Eldorado do Sul

O evento acontecerá no dia 21 de fevereiro, com o lema Terra e Pão: em defesa dos territórios e produção da vida
Por Redação / Publicado em 7 de outubro de 2022
45ª Romaria da Terra será no Assentamento Integração Gaúcha, em Eldorado do Sul

Foto: Nilton Films

Alimentos saudáveis são destaque na Romaria da Terra

Foto: Nilton Films

A Romaria está sendo organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Via Campesina, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Conselho Indigenista Missionário Sul (Cimi), a Comissão das Pastorais Sociais e a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap).

Segundo os organizadores, o lema se relaciona com a terra, a moradia, o bem viver, a resistência, a soberania e a defesa do meio ambiente, das águas, das florestas e da produção. Também simboliza o alimento saudável, livre de agrotóxicos, a vida, a garantia de saúde, educação, sustentabilidade, a comunhão e a solidariedade entre os povos.

“A Romaria da Terra volta seu olhar para a temática da terra e do pão porque o Planeta Terra não é mercadoria, ele é nossa casa comum, é território de todos os povos, precisa ser cuidado com amor e respeito”, declara Luiz Antônio Pasinato, da coordenação da Comissão Pastoral da Terra do RS. “A Romaria é feita para reavivar a memória, a fé, a esperança, o cuidado, a solidariedade com os pobres da terra, fortalecer as lutas sociais e melhoria das condições de vida do povo do campo e da cidade”.

Pasinato diz que são  são muitos os motivos que justificam a realização desse evento de fé, mística e luta pela terra no Assentamento Integração Gaúcha.

“Este assentamento possui uma experiência importantíssima de práticas agroecológicas, na produção do arroz agroecológico, frutas e hortaliças”, pontua Pasinato.

Esta produção é comercializada em feiras orgânicas e mercados da região Metropolitana de Porto Alegre. “Produzir alimentos de qualidade livres de agrotóxicos é uma missão que exige opção e vocação dos agricultores e agricultoras camponesas”, defende.

Comentários