MOVIMENTO

Petrobras transferiu conhecimento para empresas privadas, diz FUP

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras nomeado por Lula, mandou suspender treinamentos para geólogos de empresas petroleiras privadas concorrentes que eram realizados pela estatal
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 24 de fevereiro de 2023
Petrobras transferiu conhecimento para empresas privadas, diz FUP

Foto: Geraldo Falcão / Agência Petrobras

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras

Foto: Geraldo Falcão / Agência Petrobras

A Petrobrás cessou nesse mês a oferta de uma série de cursos de treinamentos ministrados por especialistas da estatal para geólogos da iniciativa privada. Assim, a empresa atendeu cobrança da Federação Única dos Petroleiros (FUP) que no último dia 11 de fevereiro denunciou ao presidente da empresa nomeado pelo governo Lula, Jean Paul Prates, o que entende configurar transferência de informações estratégicas para profissionais de petroleiras concorrentes.

Em ofício enviado à FUP, a Petrobrás disse ter “compromisso com o protagonismo da equipe Petrobras de especialistas em operações geológicas e operações remotas nas perfurações de poços” e informou que “não há qualquer iniciativa ou planejamento para substituir total ou parcialmente o quadro de geólogos” da empresa, uma das hipóteses também aventadas pela federação.

A FUP desconfiava que, além de uma ação entreguista do governo federal anterior, estava em andamento uma manobra para terceirizar um serviço de alta expertise dentro da Petrobrás.

Petrobrás transferiu conhecimento para empresas privadas, diz FUP

Foto: Roque Sá/Agência Senado

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras

Foto: Roque Sá/Agência Senado

O efeito colateral, segundo denúncias dos próprios trabalhadores do setor, era de geólogos de concorrentes estarem se apropriando de conhecimento “adquirido a muito custo e ao longo de anos de vivência operacional por parte da equipe de perfuração da Petrobrás”.

Deyvid Bacelar, coordenador da FUP, questionou ainda o fato de geólogos terceirizados estarem em atuação em um momento crítico do projeto de perfuração de poços.

Segundo ele, são circunstâncias que impactam diretamente na qualidade de aquisição de dados, na segurança da operação e que podem até mesmo resultar em perda de poços. Um prejuízo incalculável na opinião da FUP.

“Trata-se de informações e estratégias operacionais que ainda não são totalmente conhecidas por outras empresas que atuam e atuarão no pré-sal. Portanto, um conhecimento desejado pelas concorrentes, que visam obtê-lo a partir da contratação desses profissionais treinados pela própria Petrobrás”, afirmou Bacelar.

Comentários