MOVIMENTO

Versão de hino contra a ditadura brasileira nos protestos de Israel

Pra não dizer que não falei das Flores, de Geraldo Vandré, inspira israelenses contra reforma no judiciário que quer dar plenos poderes e proteger Netanyahu
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 23 de agosto de 2023
Versão de hino contra a ditadura brasileira nos protestos de Israel

Foto: WhattsApp/ Reprodução

Versão do hino de Vandré ganhou versão em hebraico nas manifestações contra manobra de políticos da extrema direita

Foto: WhattsApp/ Reprodução

Protestos com confronto entre manifestantes e policiais, uso de jatos d’água e cavalaria para dispersar a multidão, prisões.

Se o que ocorre na Israel do primeiro ministro Benjamin Netanyahu cada vez mais se assemelha às manifestações contra a ditadura no Brasil no final de década de 1960 e anos 1970, outro forte elemento se soma às coincidências.

Vídeos circulam nas redes sociais com manifestantes da esquerda israelense cantando uma versão do Pra não dizer que não falei das flores.

A versão em hebraico do hino contra a ditadura militar brasileira, do cantor e compositor paraibano Geraldo Vandré, de 87 anos, que foi perseguido e exilado durante regime, é de autoria do ator Shalom Korem.

Por ironias do destino, ele tomou conhecimento da canção há 40 anos quando integrava o serviço de segurança de Israel e foi enviado ao Brasil para atuar ao lado da comunidade judaica.

Desde janeiro nas ruas contra a reforma de Netanyahu que avança contra seu sistema de Justiça, os manifestantes denunciam a manobra de políticos da extrema direita para tirar a influência da Suprema Corte de Israel, dar plenos poderes ao governo e proteger Netanyahu, que é acusado de uma série de atos de corrupção.

Em português, a versão em hebraico de Pra não dizer que não falei das flores diz:

Manifestando e cantando
a música certa
A gente não quer que um cara corrupto
permaneça no poder
Ashkenazim, Mizrahim
Tanto na aldeia como na cidade
Manifestando e cantando
Com a garganta cheia
Vamos sair juntos
Porque nós decidimos
Nós não queremos
Outra omissão como Yom Kippur
Os olhos devem ser mantidos abertos
Vamos encarar a verdade
Se não agirmos agora
A ditadura vai assumir

O compositor paraibano Geraldo Vandré, autor de "Para não dizer que não falei das flores", de 1967

Foto: Arquivo/ Reprodução

O compositor paraibano Geraldo Vandré, autor de “Para não dizer que não falei das flores”, de 1967

Foto: Arquivo/ Reprodução

O título da versão é Você não quer uma omissão como o Yom Kippur, uma referência ao conflito de 1973, em que Israel foi atacado por Síria e Egito em pleno “Dia do Perdão”, um dos principais feriados judaicos.

Classificada em segundo lugar (o primeiro foi para Sabiá, de Chico Buarque e Tom Jobim) no 3º Festival Internacional da Canção, em 1967, no Rio de Janeiro, a música de Vandré completa 55 anos neste ano e permanece como hino de resistência e crítica ao autoritarismo e à fome: “Pelos campos há fome em grandes plantações”.

Comentários