MOVIMENTO

Ato denuncia descaso das operadoras de energia no RS

Após apagão de cinco dias provocado por temporal, com protestos em vários bairros de Porto Alegre, manifestação pede reestatização da CEEE
Da Redação / Publicado em 24 de janeiro de 2024

Foto: Enel/ Divulgação

Foto: Enel/ Divulgação

 

A Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul promove ato nesta quarta-feira, 24, para denunciar o descaso das operadoras de energia elétrica após o apagão de cinco dias que se seguiu ao temporal da última em Porto Alegre e Região Metropolitana. As privatizações e terceirizações provocaram o caos no setor elétrico em todo o país.

“Os gaúchos sofrem a angústia e o desespero, passando dias no escuro e sem água, após o temporal que devastou o RS. Milhares ficaram em situação crítica, devido ao péssimo serviço da CEEE Equatorial, que foi vendida a preço de banana por Eduardo Leite (PSDB), com aprovação de Sebastião Melo (MDB)”, ressaltou em nota o coletivo.

A mobilização “Por Luz, Água e Voz”, que também alerta sobre a urgência de políticas preventidas diante das mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global e exige a reestatização da CEEE e do Dmae, ocorre às 18h em frente ao Palácio Piratini, seguida de caminhada até o Paço Municipal.

CPI e cassação

Na semana passada mais de 1 milhão de consumidores ficaram sem energia elétrica no estado, levando o Partido dos Trabalhadores (PT) a protocolar um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Assembleia Legislativa.

São tantos casos de falta de energia que o a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) cogitou uma recomendação para que a Aneel casse a concessão das empresas que deixam de prestar o serviço.

“Vamos recomendar fortemente a cassação da concessão de funcionamento dessas empresas”, afirmou o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, ao se referir à falta de luz no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro. No estado do Rio o fornecimento de energia está a cargo das empresas Enel e Light.

Um dos aspectos mais criticados das privatizações é a terceirização da mão de obra. O secretário de Relações do Trabalho da CUT Nacional, Sergio Ricardo Antiqueira desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional a terceirização da atividade fim, medida contida na reforma Trabalhista do governo de Michel Temer (MDB-SP), diversos setores vêm sendo sucateados sem que a população possa ter acesso ao debate.

“A terceirização facilitou para que as administrações neoliberais privatizem e terceirizem atividades que ainda não foram privatizadas, como são os casos da educação e da saúde. Em São Paulo, as Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPS), que atuam na saúde chegam a quarteirizar contratos de trabalho, passando a terceiros o que deveria estar sob sua responsabilidade. Na educação querem oferecer vouchers para que os pais paguem creches e escolas privadas”, ressalta Antiqueira.

Comentários