OPINIÃO

Mentes perigosas

Publicado em 7 de setembro de 2010

Há pelo menos uma década o jornal Extra Classe vem pautando a questão da violência no ambiente escolar ao publicar, de forma pioneira, artigos de especialistas e reportagens sobre a prática de bullying nas escolas.

O fenômeno, entendido como a violência física ou psicológica exercida por jovens e adolescentes contra seus pares mais fracos ou que fogem a padrões estéticos ou comportamentais, ganha destaque nesta edição, com a entrevista da psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa.

Especialista em psicologia infantil, autora de sucessos editoriais como Bullying – Mentes Perigosas nas Escolas e Mentes Perigosas – O Psicopata Mora ao Lado, a entrevistada ajuda a desmistificar o tema – nem sempre aprofundado de forma correta pela grande imprensa – e conclui, por exemplo, que a omissão de professores, gestores e pais em relação ao bullying é mais grave nas escolas privadas.

Em reportagem especial, o paradoxo enfrentado pela cidade portuária de Rio Grande, que vem se transformando em centro mundial de investimentos dos setores de gás e petróleo em virtude da ampliação do seu Polo Naval. Com a chegada em massa de executivos e trabalhadores das empresas que atuam no porto, a população inchou e a península já enfrenta a saturação dos serviços e o caos no trânsito, sem ter para onde crescer.

A recém sancionada Política Nacional de Resíduos Sólidos, a ser regulamentada até o final de outubro, contempla a responsabilidade compartilhada e a logística reversa. No primeiro caso, regulamenta a gestão integrada e a destinação de resíduos sólidos pelos estados e municípios. E implementa o caminho inverso do processo de consumo com a logística reversa, em que os consumidores devolvem os produtos e embalagens aos comerciantes e distribuidores e estes às indústrias para reciclagem. O resultado desse ordenamento: o país deverá economizar perto de R$ 4,6 bilhões ao ano com o aproveitamento do potencial de reciclagem de resíduos sólidos – incluídos eletroeletrônicos, pilhas e baterias. Entre outros destaques da edição. Boa leitura!

Comentários