OPINIÃO

Mora na Filosofia

Publicado em 28 de julho de 2011

Nesta edição do Extra Classe, entrevistamos a professora e filósofa Marcia Tiburi. Ela abordou as temáticas de seus livros mais recentes: a TV como base do imaginário contemporâneo e a popularização da Filosofia. Também se posicionou em questões como violência contra a mulher e a Filosofia nos currículos escolares.

Esses dois temas também são objeto de reportagens desta edição. Na editoria Educação, trazemos uma matéria sobre o esgotamento dos prazos em 2012 para contratação de professores com licenciatura em Sociologia e Filosofia para ministrarem essas disciplinas no Ensino Médio nas escolas públicas e privadas do RS.

A questão da mulher é tratada em reportagem que apresenta dados alarmantes das violências sofridas. Cerca de 42 mil mulheres foram assassinadas dentro de suas casas num período de dez anos.

Um estudo inédito do Ministério Público vai permitir à Promotoria Regional de Defesa do Meio Ambiente apontar quais são os municípios que mais contribuem com a deterioração do rio dos Sinos, que segundo a Agência Nacional de Águas só perde para o paulistano Tietê em matéria de degradação. A reportagem do Extra Classe percorreu o Sinos e entrevistou especialistas, que são categóricos: o Sinos e o Gravataí são rios à beira do colapso.

Nossa reportagem de capa estabelece uma linha de tempo que mostra como o RS se transformou de Celeiro do Brasil em devedor. Especialistas e gestores púbicos desta e de outras administrações fazem uma análise minuciosa do problema enfrentado nos dias de hoje, heranças políticas que se acumulam há décadas e fatores estruturais diversos formam uma teia complexa de motivos para a crise do estado. Boa Leitura.

Cartas

Ambiente

Foto: Igor Sperotto

Foto: Igor Sperotto

AMBIENTAL
Parabenizo o Extra Classe pela profundidade da cobertura de temas ambientais e pela assiduidade desse tema tão relevante nas suas edições. Considero correta e oportuna a abordagem sobre o capitalismo verde, destaque de capa da edição de junho de 2011.

Adalberto Freitas – Professor e economista – Santa Cruz do Sul RS

DESPERDÍCIO
O desperdício de alimentos faz parte da nossa cultura de esbanjamento e coloca o país à frente das nações que mais colaboram para o crescimento da fome no mundo. Um paradoxo que reflete a sociedade contemporânea, abordado com rigor jornalístico pelo Extra Classe de maio de 2011.

Vera Rodrigues – Educadora – Porto Alegre RS.

Comentários