OPINIÃO

Uma tragédia 13 anos depois

Publicado em 11 de junho de 2012

Nessa edição, o Extra Classe publica com exclusividade uma investigação sobre a maior intoxicação de pessoas provocada por organo-fosforados na história do Rio Grande do Sul, um acidente que colocou à prova os procedimentos de segurança em saúde pública no estado e permanece praticamente desconhecido. Imperícia, omissão, descaso, manipulação da opinião pública marcam esse episódio, que deixa no ar a sensação de insegurança em relação ao transporte, armazenamento e manipulação de venenos. Na reportagem, os detalhes do acidente, ocorrido durante um procedimento de descontaminação dos postos de saúde na capital, seus desdobramentos e o drama das vítimas – as pessoas que sobreviveram à contaminação jamais conseguiram se recuperar dos efeitos da intoxicação.

Cresce a mobilização de associações de magistrados, procuradores do Ministério Público e entidades da sociedade civil pelo fim do foro privilegiado no julgamento de autoridades acusadas de crimes. Criado pela Constituição para salvaguardar titulares de cargos públicos investigados por crimes durante o exercício da função, a prerrogativa de ser julgado exclusivamente por instâncias superiores do Judiciário acabou se transformando em um instrumento que favorece a impunidade.

Na entrevista do mês, uma análise do economista Francisco Gil Castello Branco sobre a Lei de Acesso à Informação, a Comissão da Verdade e outros avanços da nossa frágil democracia. Também são destaques nessa edição o debate em torno da extinção do Imposto Sindical, uma questão que opõe lideranças sindicais; a falta de assistência estudantil que desconstitui as políticas de ingresso ao não garantir a permanência de alunos no Ensino Superior; e o encerramento das negociações coletivas do ensino privado.

Boa Leitura.

Cartas

PAÍS DOS AGROTÓXICOS
Parabenizo a equipe do Extra Classe pela matéria “O país dos agrotóxicos” (abril de 2012), que considero muito oportuna, pois realizamos no dia 3 de maio um debate sobre o assunto, com referências à matéria entre os comentários e exibição do documentário O veneno está na mesa, de Silvio Tendler, que também foi pauta do jornal em entrevista do cineasta na edição de setembro de 2011. Reafirmo minhas congratulações pela coragem e oportunidade deste jornal, que não se furta da responsabilidade, abordando temas importantes que merecem a discussão entre aqueles que têm a função de provocar a inquietação nas salas de aula.
Renato Silvano Pulz 
Professor de Medicina Veterinária da Ulbra
Canoas RS

QUALIDADE DE VIDA
Queridos amigos. Recebam meus cumprimentos pelas últimas edições do Extra Classe, em especial a de abril, que acabo de ler. Achei ótima a entrevista com Mario Mantovani. Sou editor do jornal Bem Estar, de Porto Alegre, que é direcionado aos temas de qualidade de vida, bem-estar, saúde, ecologia entre outros. Em todas as edições dedicamos um espaço especial às temáticas de ecologia e permacultura.
Érico Vieira 
Editor do Jornal Bem Estar
www.jornalbemestar.com.br
Porto Alegre

Comentários