OPINIÃO

Extra Classe na web

Publicado em 1 de março de 2014

No mês em que o Jornal Extra Classe completa 18 anos de circulação mensal, o Sinpro/RS promove o lançamento de novo projeto, o extraclasse.org.br. Esse espaço do Extra Classe na web passa a oferecer a produção semanal de conteúdos, mantendo a linha editorial do jornal, alicerçada na informação de qualidade e aprofundamento dos assuntos abordados. Essa primeira edição do ano circula com um caderno com informações sobre o novo veículo – que será lançado no dia 12, com debate de especialistas sobre democratização da comunicação social –, bem como o resgate da história e prêmios conquistados pelo jornal.

Fragilidade das condições e relações de trabalho, má remuneração, exposição a acidentes. Esse é o cotidiano dos motoboys, retratado na reportagem de capa. Os portadores de deficiência visual representam até 1,5% da população nos países em desenvolvimento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, o Censo do IBGE de 2010 detectou mais de 6,5 milhões de deficientes visuais, sendo mais de 580 mil cegos e 6 milhões com baixa visão. Desse universo, apenas 10% dominam o braile. Na editoria de Educação, a repercussão de um projeto de lei que está em tramitação no Congresso Nacional e beneficia 6,5 milhões de brasileiros com baixa visão ao propor a inclusão do braile no currículo escolar.

O avanço da monocultura de soja, que se utiliza de uso em larga escala de agrotóxicos, o que põe em risco a saúde da população, e destrói ecossistemas, já preocupa pesquisadores, ecologistas e autoridades ambientais. Um perfil da austríaca Roswitha Bitterlich – desenhista e pintora que deu forma a personagens dos livros dos irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen e transitou com suas obras entre o Brasil e a Áustria e até inspirou uma sinfonia – completa a edição, juntamente com as matérias sobre o ensino privado e os artigos, crônicas, tiras e charges dos nossos colaboradores.

Boa leitura!

Comentários