OPINIÃO

Em tempos de guerra e pandemia, a saúde da mente anda cada vez mais precária

EDITORIAL
Da Redação / Publicado em 5 de março de 2022

Editorial Jornal Extra Classe, março de 2022

Arte de Fabio Edy Alves sobre foto Unsplash

Arte de Fabio Edy Alves sobre foto Unsplash

Em nossa entrevista deste mês, voltamos a tratar da questão da terra e das escolhas feitas pelo Brasil nas últimas décadas. O economista Paulo Kliass é taxativo: “Não basta a gente ter que se con­tentar em ter perdido indústrias e investir só no agronegócio, na economia primária exportadora ou na área de serviços de baixa qualidade. Temos que continuar o caminho da industrialização, porque ela, a indústria, é que gera produtos de valor agregado cada vez mais concreto”. Segundo ele, nossa desindustrialização foi corres­pondida por um crescimento expressivo do agronegócio, e que isso nos torna cada vez mais dependentes e reféns de uma economia primária exportadora.

AMBIENTE – Em 21 de março de 2022, completa-se uma década da instituição do Dia Internacional das Florestas, pela ONU. A mudança do Código Florestal se tornou um dos marcos que definem a atual situação do país, que hoje é o líder mundial de desmatamento de florestas.

EDUCAÇÃO – Adaptado por diferentes governos estaduais como uma inovação para que a educação atenda às demandas dos jovens e da sociedade nos dias de hoje, o Novo Ensino Médio preocupa pesquisadores, mobiliza entidades, e sua implantação, na rede pública estadual do RS, já é alvo de movimentações entre deputados para tentar alterar a legislação.

SAÚDE MENTAL – Conforme dados apurados pela repor­tagem do Extra Classe, a situação de caos tomou conta do serviço de saúde mental de Porto Alegre nos últimos anos, com superlotação de emergên­cias, esperas de dois anos para uma consulta e desrespeito ao Es­tatuto da Criança e do Adolescen­te (ECA) no atendimento de popu­lações infantis e jovens. Há postos em que a lotação ultrapassa 241%, e filas de espera com mais 2.700 pacientes. Casos que não são urgentes esperam por consultas por até dois anos.

CULTURA – Esgotado em menos de um mês, nova edição do livro Um tempo para não esquecer – A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde (Editora Bazar do Tempo), da médica Mar­gareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz, chega às livrarias. Ela conversou com o Extra Classe e falou sobre a obra e sua proximidade com a literatura.

E ainda: Luis Fernando Verissimo, Marcos Rolim, Marco Weissheimer, Rafael Corrêa, Edgar Vasques e Fraga.

Para baixar o PDF da edição impressa completa clique aqui.

Para ler na versão integral FLIP, clique aqui.   

 

 

 

Comentários