OPINIÃO

Transplantado pode fazer exercícios físicos?

Por Liège Gautério* / Publicado em 4 de agosto de 2022

Envios diários

Envios diários

Foto: Acervo Pessoal

“Decidi usar minha profissão como instrumento de promoção e manutenção da saúde do transplantado e como ferramenta para divulgar a doação de órgãos”

Foto: Acervo Pessoal

Aos cinco anos de idade comecei a me exercitar, fazendo ballet. A partir daí nunca parei. Fiz de tudo um pouco: ginástica, musculação corrida, natação.

Até que fui diagnosticada com fibrose pulmonar e meu fôlego começou a diminuir. Mesmo assim, com falta de ar e usando oxigênio 24 horas, eu ia para a academia com o concentrador, enquanto pude.

Mas chegou um momento em que a fibrose evoluiu de tal forma que não conseguia mais caminhar.

Precisava urgentemente de um transplante.

E ele veio. Após cinco meses de espera e dois meses da minha formatura em educação física.

Hoje levo uma vida normal e com uma qualidade excelente.

Decidi usar minha profissão como instrumento de promoção da saúde do transplantado e como ferramenta para divulgar a doação de órgãos.

Idealizei o projeto Semexetx para incentivar transplantados a se exercitarem e cuidarem da saúde.

Através do projeto explico os benefícios dos exercícios para esse público tão receoso de se mexer. E que se perguntam:

Transplantado pode fazer exercício?

Após realizar o tão esperado transplante e ganhar a nossa segunda chance de viver recebemos várias orientações quanto aos cuidados que teremos que ter para a boa manutenção de nossa saúde: como tomar medicamentos, quais os cuidados com alimentação, higiene, etc.

Uma das recomendações que tem ganhado ênfase nos últimos anos é a prática de exercício físico.

A prática regular de atividade física é importante para melhorar a qualidade de vida e a disposição para realizar as atividades do dia a dia. Os principais benefícios da atividade física são:

– Combater o excesso de peso
– Melhorar a autoestima e promover a sensação de bem-estar
– Diminuir a depressão
– Diminuir o estresse e o cansaço
– Aumentar a disposição
– Promover o fortalecimento do sistema imune
– Melhorar a força e resistência muscular
– Fortalecer ossos e articulações
– Melhorar a postura
– Diminuir a dor
– Diminuir o risco de doenças cardiovasculares

Como começar a praticar exercícios?

É fundamental conversar com sua equipe médica e ter o aval da mesma!

Antes de começar a praticar exercícios, é importante que sejam feitos exames médicos para verificar as articulações e o funcionamento cardíaco, principalmente em pessoas sedentárias. Dessa forma o médico pode indicar se há algum exercício que não seja indicado, a intensidade ideal para a prática de exercício e a necessidade da pessoa ser acompanhada pelo professor da academia ou fisioterapeuta, por exemplo.

Como é feita a escolha da atividade física adequada?

A escolha é feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores:

Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conseguido com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la. Assim, não adianta indicar uma atividade que a pessoa não se sinta bem praticando.

Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando com atividades mais leves.

Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos.

Procurar um profissional capacitado é muito importante para uma prática segura.

Como transplantada e profissional de educação física tenho visto a melhora significativa na qualidade de vida dos transplantados que praticam exercícios.

Somos imunossuprimidos pela medicação e o exercício realizado de forma moderada melhora nossa imunidade e ameniza os efeitos colaterais de várias medicações.

O corticóide, por exemplo, faz com que tenhamos tendência à osteoporose, dificuldade de ganho de massa magra e facilidade em ganhar gordura. O exercício é um forte aliado nesse aspecto.

Para fazer parte do grupo de transplantados que se exercitam, procure o Se Mexe TX.

* Liège Gautério é profissional de educação física, transplantada unilateral de pulmão

Live Transplantados e a prática de exercícios físicos

No dia 18 de agosto, às 19h, o projeto Cultura Doadora, da Fundação Ecarta promove o painel virtual Transplantados e a prática de exercícios físicos.

O encontro irá abordar as melhoras promovidas pela atividade física em transplantados com a participação de quatro transplantados e especialistas em atividade física.

Os painelistas são Adriana Teles, gestora hospitalar, transplantada renal há três anos, atleta; Jeferson Luis Lacerda Probo, professor, transplantado de fígado há três anos; Kassiano Knack, transplantado pulmonar bilateral há 2,5 ano, atleta; Liège Gautério, educadora física, transplantada pulmonar há 10 anos, bicampeã mundial dos 100 metros rasos; e Fabrício Farias da Fontoura, médico, fisioterapeuta e educador físico.

A live será apresentada pela coordenadora do projeto Cultura Doadora, Glaci Salusse Borges. O acesso é gratuito pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube.

Comentários