OPINIÃO

A potência da docência na primeira infância

Por Rhaisa Naiade Pael Farias / Publicado em 27 de abril de 2023

Foto: Igor Sperotto

“Tenho certeza que na nossa lembrança vive com carinho uma professora que nos pegou no colo, nos abraçou, nos mostrou o mundo e nos ensinou”

Foto: Igor Sperotto

Numa adaptação do que escreveu o poeta Manoel de Barros, diria que a importância de uma professora da Educação Infantil “não se mede com fita métrica, nem com balanças, nem com barômetros, mas pelo encantamento que ela produz em nós”.

Tenho certeza que na nossa lembrança vive com carinho uma professora que nos pegou no colo, nos abraçou, nos mostrou o mundo e nos ensinou.

O encantamento é o que dá significado às coisas e as torna importantes para nós. É uma emoção que transcende as medidas objetivas e nos permite apreciar a beleza e a singularidade de cada coisa.

O trabalho docente com bebês e crianças na primeira etapa da educação básica tem por premissa a intencionalidade pedagógica na organização de tempos, espaços e materiais para que, a partir da exploração do contexto por meio de experiências significativas, elas aprendam e se desenvolvam.

No cotidiano dos ambientes educativos institucionais, as crianças se dedicam a diversas atividades, tais como brincar, interagir, aprender e se expressar.

Contudo, é por meio da mediação da professora que essas atividades ganham um significado e propósito ainda maiores.

A professora assume a importante responsabilidade de garantir o desenvolvimento e aprendizagem das crianças dentro desses espaços, por meio de uma prática e planejamento intencionais.

Sendo assim, sua atuação é fundamental para encorajar, permitir e potencializar o crescimento integral das crianças, contribuindo para a vivência de uma infância plena.

Todas essas proposições acontecem de maneira estruturada dentro de instituições de Educação Infantil.

Contudo, esses espaços ainda são interpretados de maneira equivocada em nossa sociedade. Muitos ainda veem a creche como um lugar de deixar os bebês enquanto seus responsáveis estão trabalhando e a pré-escola como a preparação para o Ensino Fundamental. potência, potência

É preciso esclarecer que sua função vai além, tomam o cuidado e a educação como ações indissociáveis e trabalham tendo como eixos norteadores as interações e brincadeiras.

Diante de tais responsabilidades, a profissional que atua na Educação Infantil deve ser formada em nível superior, em curso de licenciatura plena, sendo admitida a formação mínima no nível médio, modalidade normal, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Apesar da sua importância indiscutível, a docência muitas vezes enfrenta um cenário de baixo prestígio e reconhecimento social.

Isso leva as professoras a enfrentarem enormes desafios para sua profissionalização e autonomia.

Nesse sentido, coloca-se em questão a tarefa coletiva da luta pelo reconhecimento e valorização efetiva das professoras, que são fundamentais para a construção da sociedade e para a vida dos indivíduos.

É necessário recuperar, em âmbito social, a admiração e a sensibilidade das crianças em relação a essas profissionais.

Por fim, é preciso marcar que as professoras de Educação Infantil são profissionais potentes e competentes, que atuam como agentes de mudança, mantendo uma postura crítica em relação ao seu trabalho e problematizando a sua realidade. potência, potência

Elas são intelectuais transformadoras, que têm a responsabilidade de garantir que a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças ocorram em um ambiente institucional seguro e acolhedor.

Conversa de Professor

A valorização profissional e social das professores de Educação Infantil, bem como as condições de trabalho da categoria serão abordados pela autora deste artigo no painel A potência da docência na primeira infância, na programação do Conversa de Professor, promovido pelo Sinpro/RS, nesta quinta-feira, 27, às 19h30, na Fundação Ecarta. A programação tem entrada franca e é voltada para professores, coordenadores pedagógicos, estudantes de pedagogia, funcionários de escolas e demais interessados.

Rhaisa Pael Farias é doutora e mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Possui pós- graduação lato sensu em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e graduação em Pedagogia Licenciatura – Habilitação em Educação Infantil pela mesma Universidade. Atualmente é professora adjunta no Núcleo de Educação a Distância do UniCEUB e professora substituta na Faculdade de Educação da UnB. E-mail: rhaisapael@gmail.com

Comentários