OPINIÃO

Brincando com a dança: experiências corporais na educação

Por Silvia Fabiano Lopes / Publicado em 18 de maio de 2023
A criança aprende em movimento. A comunicação se dá através do corpo. Movimentos corporais

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Experiências corporais na educação: “o prazer das descobertas do que o corpo pode e sabe fazer é imenso. As crianças sabem muito bem disso, reconhecem muito bem esse sentimento”

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Este texto aborda de uma forma poética e já como uma brincadeira, a importância de colocar o corpo e suas formas de se expressar e de se relacionar no dia a dia da sala de aula. E em casa também.

Quando falamos sobre brinquedos, geralmente pensamos em bonecos, jogos de bola, jogos, etc. Raramente pensamos no brinquedo que nos é dado no início da vida e que permanece conosco até o final. Já sabe qual é? É o nosso corpo! Sim, o corpo é um brinquedo com inúmeras possibilidades.

Estamos aqui para falar sobre o corpo que brinca, o “Corpo Brinquedo”. O que isso quer dizer? Quer dizer que o corpo pode virar um pássaro e voar, pode ser um pião e girar, virar transformar-se em uma bola e rodar. Também pode, com os pés, fazer o som da chuva ou um bolo para comer, ou ainda ficar molenga como uma gelatina.

O prazer das descobertas do que o corpo pode e sabe fazer é imenso. As crianças sabem muito bem disso, reconhecem muito bem esse sentimento. Por isso é muito comum dizerem “Mãe, olha o barulho que eu aprendi a fazer com a minha barriga”; “Pai, olha só o que eu sei fazer com meu pé!”; “Vô, meu corpo sabe virar uma bola!”.

É importante, prazeroso e divertido descobrir do que nosso corpo é capaz. Podemos descobri-lo sozinhos ou brincar com os irmãos, os amigos ou reunindo a família, fazendo nossos corpos brincarem juntos.

A proposta aqui é para crianças e adultos explorarem seu “Corpo Brinquedo”. Brincar com o corpo é desafiá-lo, é mover o esqueleto, os músculos, o sangue e a pele de maneiras diferentes, despertando movimentos distintos dos usuais, explorando novos movimentos.

Podemos fazer isso de muitas formas como, por exemplo, colocando uma música e deixando o corpo ser convidado a se mover como quiser, descobrindo que o “Corpo Brinquedo” pode criar uma grande dança ou… uma pequena dança.

Podemos também inventar brincadeiras que desafiem nosso corpo, como virar uma estrela, fazer uma parada de mão, imitar um bicho, voar igual um pássaro, pegar uma vassoura e fazer de cavalo e cavalgar. As possibilidades são infinitas. É só deixar a imaginação fluir.

A criança aprende em movimento. A comunicação se dá através do corpo. Por isso, a importância de olharmos para ele como um potente canal de expressividade e constituição do sujeito e não pelo viés da indisciplina.

Hoje o acesso está bem fácil para pesquisar brincadeiras corporais. O que precisamos é da intenção desse brincar com o corpo. A dança é um canal importante de comunicação. O corpo fala o tempo todo. Precisamos estar atentos a esses sinais.

Vamos fazer um eterno convite para brincar com o corpo e criar a sua Dança, para que as crianças se sintam livres para experimentar seu corpo. É preciso que os seus familiares e educadores também estejam à vontade com o SEU corpo (que conheçam suas possibilidades e limites corporais).

Crianças que crescem conhecendo seu próprio corpo, com certeza crescem com mais autoconfiança, com mais amor próprio, respeitando os limites do seu próprio corpo e do corpo do outro.

CONVERSA DE PROFESSOR corporais

No dia 30 de maio, às 19h30min, Silvia dará a aula Brincando com a Dança: um olhar para as experiências corporais na Educação, no projeto Conversa de Professor, da Fundação Ecarta. A inscrição é gratuita no site da Ecarta , com transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação no Youtube.

Silvia Fabiano Lopes é educadora na área de dança desde 2003, com experiência na formação de professores nas áreas de artes do corpo, culturas populares brasileiras e cultura infantil.

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