OPINIÃO

Adulterassões

Publicado em 10 de julho de 2015

A primeira menção sobre adulteração foi em Canaã, na Galileia. Ali, durante um casamento, vários cântaros de água potável foram adulterados com vinho. Ninguém denunciou o fato porque a adulteração era de ótima safra.

Não muito tempo depois, pouco longe dali, Cleópatra costumava tratar da aparência em banheira com leite de cabra. Há suspeitas de que, em época de cabras magras, as amas adulteravam o banho com leite de camela que, embora semelhante, não possui as mesmas propriedades embelezantes.

Adulterassões

Ilustração: Sica

Ilustração: Sica

Antigamente, na França e na Itália, quando um lote da produção de queijo estragava, era jogado fora em cavernas. Aí estragava mais ainda e virava queijo tipo Roquefort ou Gorgonzola, conforme o país. Para apressar o processo, a receita da caverna foi adulterada com adição do fungo penicillium.

Já os queijos gaúchos, são adulterados com uma combinação de dois fungos tipicamente brasileiros, o ganancilium e o faltadefiscalizacilium.

Quanto ao leite gaúcho, parece que até a sua adulteração anda sendo adulterada, sem que as autoridades sanitárias percebam. Dizem que agora a ureia é impura, o álcool vem batizado e o formol é reciclado após utilizado no IML.

Outra adulteração em bebidas ocorre na água mineral e no espumante nacionais. Neste, as bolhinhas são ovais em vez de redondas, por isso não mais sentimos cosquinhas ao beber. A água com gás geralmente é engarrafada com 50% de água sem gás. E a água ainda sofre adulteração pior: os níveis de cloreto de sódio são alterados tipograficamente nos rótulos. Como a perícia não enxerga nem tem paladar, fica por isso mesmo.

Graças à globalização, a China exporta adulteração de marcas e grifes desde R$1,99, o que torna a adulteração chinesa altamente competitiva. Na terra do fake e do falso em escala monumental, é crime grave alguém produzir algo original, com design próprio: o cara pode ser condenado à prisão perpétua ou, caso haja muita honestidade envolvida na produção, à morte. Na China todas as cópias são autênticas, o que dá ao PIB chinês imensa autenticidade.

Adulterações são ruins para o organismo. Só adúlteros podem comer qualquer coisa adulterada que nunca passam mal, e não estamos nos referindo ao que comem nos motéis.

Comentários