OPINIÃO

Fabulazinha democrática

Publicado em 13 de junho de 2016

A democracia custou muito a aparecer no mundo.

Até um instante antes dela surgir, o regime vigente por milhares de anos tinha sido a Selvageria. Era um sistema simples: o desgoverno de todos contra todos, com uma variante eventual: todos contra alguns. E havia uma aberração da natureza, que jamais conseguia se impor: nenhum contra nenhum. Esses, quando surgiam, eram sistematicamente dizimados.

Imperava a selvageria ampla, sem discriminação. Todo mundo nascia selvagem e morria selvagem. Mas já devia haver ali, no meio da pancadaria geral e carnificina permanente, a semente da democracia.

Só hematomas impediam de reconhecer a figura.

Fabulazinha democrática

Ilustração: Sica

Ilustração: Sica

O maior obstáculo para o surgimento da democracia era a falta de democratas. Cada vez que alguém não retribuía um ato selvagem, chamava atenção mais do que pelas crueldades que praticasse.

Resultado: a tribo estranhava aquele comportamento insólito (exatamente como estranham hoje um democrata genuíno) e caíam de pau nele. Estranheza que atrasou muito a democracia.

Aos poucos, alguns democratas sobreviveram, se afastaram, se reuniram, ganharam forças. Foram pra mais longe, constituíram guetos democráticos: ninguém matava ninguém. (Sei, nem dá pra imaginar isso hoje em dia).

E viram que um líder era ideia boa. E, sem que ninguém se candidatasse,
escolhiam alguém. Era sempre alguém que jamais dizia sigam-me.

Por isso o seguiam.

Tão bom esse sistema dessa minoria que a densidade demográfica explodiu e nesses guetos começou a nascer democrata. Já não era estranho, nem desgoverno.

Então a minoria foi até a maioria mostrar como era bom quando nem todo mundo matava todo mundo.

O que mais impressionou a Selvageria era como a ausência de hematomas deixava todos mais bonitos. Dava até pra ficar longevo! Por incrível que pareça, a maioria topou. A minoria vibrou. Com uma condição (aí a minoria tremeu). Ninguém podia ser líder sem se candidatar.

E deu no que deu.

Depois, no século V a.C. os gregos criaram a moderna democracia, que tem uns 2.500 anos. No Brasil, ela só veio a desaparecer em 12/5/16.

Foi quando recomeçou outra coisa fabulosa, sem história nem moral.

A Selvageria.

Comentários