OPINIÃO

Meu Deus

Por Luis Fernando Verissimo / Publicado em 23 de dezembro de 2021

Arte: Ricardo Machado

Arte: Ricardo Machado

As loiras se divertem mais, dizia um slogan publicitário, acho que de tintura para cabelos, anos atrás. Não sei se loiras naturais ou artificiais se divertem mesmo mais, sei que os céticos se divertem menos.

Ser um cético na vida significa renunciar a tudo o que maravilha e consola os que acreditam. Minha reação ao que as pessoas estão dispostas a crer para que a vida e a morte tenham sentido, por mais irracional que seja, não é de superioridade intelectual: é da mais baixa inveja. Inteligente é quem descobre em uma ou mais das grandes cosmogonias religiosas, no guru mais próximo ou em qualquer ordenação do sobrenatural a explicação de tudo, burro é quem se priva dessas certezas. Não canso de contar que, quando fazia o horóscopo no jornal, nunca deixava de ler, no dia seguinte, o que eu mesmo previra para o meu signo. Já que o universo e a existência são coisas tão misteriosas que nenhuma explicação é mais ou menos provável do que outra, até um cético como eu poderia estar sendo usado, sem saber, para transmitir mensagens do céu.

Não acho uma boa que livros como os do Richard Dawkins e do Christopher Hitchens, que defendem o ateísmo, se transformem em best-sellers. Precisamos, isto sim, de livros de céticos e ateus defendendo a hipocrisia, ou a necessidade de se crer no incrível para evitar niilismo e suores noturnos. Na falta de argumentos racionais para o antirracionalismo, se pode dizer que o ateísmo não oferece nada parecido, em drama e beleza, com o grande circo místico das crenças e das narrativas religiosas, que, além de encantarem, ainda prometem a salvação – e não vamos nem falar no teto da Capela Sistina, que nenhum ateu faria igual. O ateísmo é aborrecido como um mundo sem loiras.

Para seguir meu próprio conselho, mas não ser completamente falso, declaro que escolhi, racionalmente, um Deus no qual acreditar. É o Deus das escrituras, mas não é o Deus de todo o mundo. É o que comandou o Dilúvio, para varrer com tudo o que existia na Terra e começar de novo. Portanto, um Deus com uma surpreendente característica humana, para um ser onipotente: a de reconhecer seu erro, levantar, sacudir a poeira, dar a volta por cima e começar de novo, como no samba. O Deus do Dilúvio é o Deus das dúvidas e do segundo pensamento. Um Deus com quem, decididamente, se pode conversar.

*Texto original de maio de 2014/ Acervo do autor

Comentários