POLÍTICA

Olívio Dutra recebe direito de reparação à honra após 16 anos

A reparação pública ao ex-governador foi publicada nesta terça-feira, 20, no jornal Zero Hora, e se refere a ofensas proferidas em um apedido do advogado Paulo de Couto Silva, em 2002, no mesmo jornal
Da Redação / Publicado em 20 de novembro de 2018

Foto: reprodução Facebook Olívio Dutra

Ex-governador teve reparação a sua honra publicada 16 anos após as ofensas proferidas no jornal Zero Hora

Foto: reprodução Facebook Olívio Dutra

O ex-governador Olívio Dutra teve hoje, 20 de novembro, uma reparação pública por ofensas a sua honra proferidas em apedido publicado no jornal Zero Hora, em 2001, e no canal 20 da Net, em 2002, ambas pelo advogado Paulo de Couto Silva. De acordo com a ação, Couto teria se referido a Olívio de forma ofensiva, atribuindo a ele a “conivência e o interesse com a prática do jogo do bicho”.

As falsas denúncias, que marcaram o governo de Olívio Dutra em 2002, estão sendo reparadas 16 anos depois. A retratação ocupa a íntegra da página 13 do jornal e destaca os principais pontos da decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. “Não há como negar que ambas as ocorrências causaram dano na esfera moral do autor maculando-lhe a imagem de cidadão, quanto mais de homem público”, diz o texto do relator,  Desembargador Umberto Guaspari Sudbrack.

Em 2004 o advogado já havia sido condenado a indenizar Olívio em 80 salários mínimos pelas mesmas ofensas. Formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra foi governador do Estado de 1999 a 2003.

Acesse a íntegra da retratação pública.
Leia a íntegra do Acórdão.

Comentários