POLÍTICA

A República, as bananas e o agronegócio

Bolsonaro se reúne com empresário condenado por manter plantações de bananas em parque estadual
Por De Olho Nos Ruralistas* / Publicado em 11 de dezembro de 2018
A partir da esq.: Rene Mariano, Agnaldo Oliveira, Tereza Cristina, Bolsonaro, Valmir Beber e Wilson Moraes

Foto: Divulgação

A partir da esq.: Rene Mariano, Agnaldo Oliveira, Tereza Cristina, Bolsonaro, Valmir Beber e Wilson Moraes

Foto: Divulgação

Valmir Beber, um dos maiores banicultores da região do Vale do Ribeira, foi recebido por Jair Bolsonaro na terça-feira, 4. O encontro foi noticiado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola, com sede em Porto Alegre. Em março deste ano, o empresário foi condenado a um ano de reclusão por manter uma plantação de bananas no Parque Estadual Caverna do Diabo, em Eldorado, interior paulista.

Aliado político da família Bolsonaro na região, Beber conseguiu trocar a sentença de um ano de prisão pela obrigação de reparo ao dano causado ao parque. O empresário concentra suas propriedades rurais no Vale do Ribeira, onde o presidente eleito passou a infância e parte da juventude.

A região é palco de outra ilicitude praticada por pessoas ligadas à família Bolsonaro. Theodoro Konesuk, cunhado do presidente eleito, que possui propriedades rurais em Eldorado, foi condenado por invadir terras quilombolas no Vale do Ribeira.

Condenado por desmatamento 

Beber não foi sozinho para a reunião com Bolsonaro, o empresário integrou uma comitiva da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar), da qual é diretor, junto com o empresário Rene Mariano, e outro diretor da entidade, Agnaldo Oliveira, além do pesquisador Wilson Moraes, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

Rene Mariano, dirigente da Abavar, que é o proprietário da Banaer Pulverização Agrícola, foi condenado, em agosto de 2017, em ação civil pública proposta pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP), por desmatar a reserva legal de sua fazenda em Jacupuranga.

A Banaer é acusada, no Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Ribeira do Iguape e Litoral Sul para o período entre 2004 e 2011, de ser responsável pela poluição dos rios da região. Em 2013, a empresa foi autuada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) por despejar poluentes de maneira que causava incômodo ao bem-estar público e danos à fauna e flora.

*Repórteres do observatório De Olho nos Ruralistas em parceria com o jornal Extra Classe.

Comentários