POLÍTICA

Fatiamento de delação da J&F expõe caixa 2 de Onix

Ministro Fachin, do STF, decidiu instaurar procedimentos individuais para apurar citação de caixa 2 do futuro ministro de Bolsonaro e de mais dez
Da Redação / Publicado em 4 de dezembro de 2018
Onix Lorenzoni (DEM-RS), citado na delação da J&F por caixa 2 e futuro Chefe da Casa Civil de Bolsonaro

Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

Onix Lorenzoni (DEM-RS), citado na delação da J&F por caixa 2 e futuro Chefe da Casa Civil de Bolsonaro

Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

O ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o fatiamento a delação de executivos do grupo J&F e mandou instaurar procedimentos individuais de apuração de citações a dez parlamentares nos depoimentos dos delatores.

A iniciativa partiu de um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou a abertura de uma petição autônoma específica para analisar as acusações de caixa dois feitas por delatores da J&F a dez parlamentares que prosseguirão como foro privilegiado em 2019, entre eles, o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

Pesam sobre Lorenzoni o relato e planilhas dando conta de pagamentos de 100 mil reais em 2012 e 200 mil reais em 2014. O deputado federal admitiu em uma entrevista ter recebido 100 mil reais e pediu desculpas. Em sua decisão, Fachin determinou que as novas petições sejam submetidas à livre distribuição entre os ministros — à exceção de Dias Toffoli, que preside a Corte — para que um relator seja escolhido.

Na manifestação enviada pela PGR ao Supremo na semana passada, a procuradora-geral Raquel Dodge pediu a separação dos trechos das delações da J&F sobre caixa dois específicos sobre dez autoridades que eram deputados e senadores à época dos fatos narrados. Eles serão alvo de procedimentos semelhantes, que podem resultar na abertura de inquérito ou mesmo em formulação de denúncia.

Os deputados citados são Alceu Moreira (MDB-RS); Jerônimo Goergen (PP-SR); Marcelo Castro (MDB-PI); Onyx Lorenzoni (DEM-RS); Paulo Teixeira (PT-SP); Zé Silva (SD-MG); e os senadores senadores: Ciro Nogueira (PP-PI); Eduardo Braga (MDB-AM); Renan Calheiros (MDB-AL); Wellington Fagundes (PR-MT).

 

Comentários