POLÍTICA

PF prende Michel Temer e Moreira Franco

Lava Jato do Rio prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente e o ex-ministro; Temer responde por 10 inquéritos, entre eles o caso da Engevix
Da Redação / Publicado em 21 de março de 2019
Ex-presidente Temer responde por 10 inquéritos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi

Ex-presidente Temer responde por 10 inquéritos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi

Ex-presidente Michel Temer e ex-ministro Moreira Franco estão presos. A prisões ocorreram na manhã desta quinta-feira, 21, pela Força Tarefa da Lava Jato da Polícia Federal do Rio de Janeiro, em cumprimento de mandado expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. As informações são do site G1 e da TV Globo. O mandado pede dez prisões preventivas (Michel Miguel Elias Temer Lulia; João Baptista Lima Filho, o coronel Lima; Othon Luiz Pinheiro Da Silva; Wellington Moreira Franco; Maria Rita Fratezi; Carlos Alb0rto Costa; Carlos Alberto Costa Filho; Vanderlei De Natale; Ana Cristina Da Silva Toniolo; E Carlos Alberto Montenegro Gallo) e duas temporárias (Rodrigo Castro Alves Neves e Carlos Jorge Zimmermann).

A PF estaria rastreando Temer desde a última quarta-feira, 20, sem sucesso. O ex-presidente Michel Temer responde a dez inquéritos. Cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF), pois foram abertos à época em que o emedebista era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou o cargo. Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando Temer já não tinha mais foro privilegiado. Por isso, assim que deu a autorização, o ministro enviou os inquéritos para a primeira instância.

Entre outras investigações, Temer é um dos alvos da Lava Jato do Rio. O caso, que está com o juiz Marcelo Bretas, trata das denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. O empresário disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer. A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3.

Leia também:
Curitiba havia rejeitado delação que levou Temer à prisão

Comentários