POLÍTICA

Virada em defesa da democracia

Um fim de semana intenso de debates e festejos pela democracia é a promessa do festival que é organizado pela campanha Brasil Pela Democracia. Ao todo, 52 eventos foram programados e mobilizam entidades
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 3 de julho de 2020
Na abertura do painel 'Mobilização na sociedade para responder à crise social e de saúde' do Brasil pela democracia. Participam: Mariana Varella, jornalista de saúde, Natália Pasternak, Instituto Questão de Ciência, Eugênio Scannavino, Projeto Saúde e Alegria e Henrique Silveira, Casa Fluminense

Foto: Reprodução/Facebook

Na abertura do painel ‘Mobilização na sociedade para responder à crise social e de saúde’ do Brasil pela democracia. Participam: Mariana Varella, jornalista de saúde, Natália Pasternak, Instituto Questão de Ciência, Eugênio Scannavino, Projeto Saúde e Alegria e Henrique Silveira, Casa Fluminense

Foto: Reprodução/Facebook

A campanha Brasil Pela Democracia abriu hoje, 3, o que está sendo considerado um grande e festival de debates e atividades culturais para discutir saídas para a democracia no Brasil atual. Trata-se da Virada da Democracia, que em tempos da Covid-19 utilizará as mais variadas redes sociais nesse fim de semana.

Nesta sexta-feira, 3, ocorre o painel Mobilização na sociedade para responder à crise social e de saúde, que  será transmitido via Facebook . A programação será extensa no sábado e no domingo.

Praticamente todas as plataformas digitais serão utilizadas para dar suporte à iniciativa que terá 25 eventos no sábado e 26 no domingo. Canais de TVs abertas também serão utilizados.

A Virada está mobilizando mais de 40 entidades, que vão do Movimento dos Sem Terra à Fundação Tide Setubal, entre outros que demonstram sua pluralidade.

Conforme os organizadores, o conjunto de iniciativas busca demonstrar unidade de esforços para combater os impulsos autoritários dos novos tempos. No domingo, por exemplo, a maior central de trabalhadores do Brasil, a CUT, se une as outras cinco que também representam uma parcela significativa dos trabalhadores no país (UGT, Força Sindical, CTB, CSB e NCST).

Será o painel Democracia, Vida e Trabalho que será transmitido pelo Youtube a partir das 12 horas.

Criticados por uns e apoiados por outros, os novos movimentos e manifestos que proliferaram em contraposição à Bolsonaro (#Juntos, Basta!, Somos Democracia, Com Racismo Não Há Democracia e Somos 70% se encontrarão no domingo às 17 horas.

Além dos debates, a Virada pela Democracia também oferece espaço para as mais diversas manifestações culturais. Capoeira, Carimbó, poesia e cantorias também estão na programação.

A campanha Brasil Pela Democracia congrega mais de 70 organizações que se mobilizaram a partir da iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), as centrais sindicais CUT, UGT, Força Sindical, CTB, CSB e NCST, Comissão Arns e Pacto pela Democracia. São entidades nacionais, movimentos sociais, articulações pró-democracia, coletivos populares e organizações não-governamentais que têm o objetivo comum de reforçar a mobilização em defesa da democracia no Brasil.

 

Comentários