POLÍTICA

Famílias sem-terra são ameaçadas com trator e bala por políticos de Alagoas

Conforme relatos dos trabalhadores sem-terra, as ameaças partiram do ex-vice-prefeito da cidade de Girau do Ponciano e do filho do antigo proprietário das terras
Por César Fraga / Publicado em 7 de outubro de 2020

Foto: MST/Divulgação

Foto: MST/Divulgação

Dezenas de famílias que vivem há 18 anos em Mandacaru, no município de Traipu, no Agreste de Alagoas, estão sendo ameaçadas por políticos da região, que querem expulsá-los das terras em que moram. A informação é do Movimento Sem Terra (MST). O MST emitiu nota informando que “já acionou os órgãos competentes para acompanhar o caso e garantir a defesa da vida dos homens, mulheres, jovens e crianças que vivem no acampamento”.

Ameaças

Conforme relatos dos trabalhadores sem-terra, as ameaças partiram do ex-vice prefeito da cidade de Girau do Ponciano, Severino Correia Cavalcante, conhecido como Severino do Chapéu na região. Com ele estava Toinho Monteiro, filho do antigo proprietário da área.

Ambos estiveram na última segunda-feira, 5, no acampamento acompanhados de supostos jagunços, exigindo que as famílias deixassem a área, ameaçando “passar com trator e com bala por cima de quem  continuasse nas terras”.

MST

O acampamento Mandacaru é coordenado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região. Segundo o Movimento, “lá, os agricultores e agricultoras vivem da roça, em especial da produção de feijão, milho, palma e criação de pequenos animais. A área ainda conta com uma escola de jovens e adultos que atende os acampados e acampadas”. Há inúmeros casos de violência no campo registrados na região.

Histórico

De acordo com o MST,  no início de 2020, após várias tentativas de negociação com o Poder Público, as famílias foram despejadas da área e, com o início da pandemia, voltaram para as terras em abril, na tentativa de manter a subsistência.

Comentários