POLÍTICA

Esse diploma é dos brasileiros que reconquistaram a democracia, diz Lula

Em cerimônia no TSE, presidente eleito chora ao lembrar da perseguição da Lava Jato. Quem atentou contra a democracia será punido, avisa Moraes
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 12 de dezembro de 2022

Foto: TSE/ Reprodução

Lula, que foi perseguido pela Lava Jato e preso por 580 dias, recebe o diploma de presidente eleito das mãos do presidente do TSE

Foto: TSE/ Reprodução

A cerimônia de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice, Geraldo Alckmin (PSB), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tarde desta segunda-feira, 12, foi marcada por forte defesa da democracia brasileira.

Foto: TSE/ Reprodução

Sarney e Dilma à frente da plateia, que aplaudiu Lula diversas vezes

Foto: TSE/ Reprodução

Diante do auditório lotado do TSE, tendo à frente o ex-presidente José Sarney e a ex-presidente Dilma Rousseff, Lula se emocionou ao lembrar os momentos difíceis pelos quais passou por causa da perseguição da Lava Jato. Seu discurso foi interrompido diversas vezes por aplausos.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, destacou que os responsáveis pelos os ataques antidemocráticos serão responsabilizados para que não ocorra novamente discursos de ódio, fake news e atentados aos futuros processos eleitorais no país.

Diploma

Foto: TSE/ Reprodução

“Vocês ganharam esse diploma”, disse Lula aos brasileiros

Foto: TSE/ Reprodução

No plenário do STE, Lula ouviu da plateia gritos de “boa tarde, presidente Lula”.

Era uma referência à saudação que seus defensores faziam diariamente no acampamento montado ao lado da superintendência da Polícia Federal em Curitiba no período em que ele esteve preso.

“Em primeiro lugar quero agradecer ao povo brasileiro pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil. Em minha primeira diplomação, em 2002, lembrei a ousadia do povo brasileiro em concedê-lo para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário”, disse Lula com a voz embargada, o que emocionou os cerca de 300 presentes no evento.

Os convidados ainda ovacionaram o presidente eleito quando ele completou: “esse diploma é do povo que reconquistou o direito de viver em democracia. Vocês ganharam esse diploma”.

“A democracia não nasce por geração espontânea. Ela precisa ser semeada, cultivada e cuidada para que a colheita seja generosa para todos”, afirmou o presidente eleito.

No discurso, Lula exaltou “a coragem e a firmeza” das autoridades para assegurar a lisura do processo eleitoral. “A história há de reconhecer sua coerência e fidelidade à Constituição”, disse.

O presidente do TSE afirmou que a diplomação da chapa Lula/ Alckmin “atesta a vitória plena e incontestável da democracia e do Estado de Direito contra os ataques antidemocráticos, contra a desinformação e contra o discurso de ódio proferidos por diversos grupos organizados”. Moraes sublinhou que esses grupos já foram identificados e afirmou: “garanto, serão integralmente responsabilizados. Para que isso não retorne nas próximas eleições”.

Comentários