POLÍTICA

Golpista foi preso ao tentar vender câmera roubada durante atos de 8 de janeiro

Fotojornalista da Folha recupera câmera fotográfica com ajuda da polícia ao simular compra do próprio equipamento roubado por manifestantes em atos antidemocráticos
Da Redação / Publicado em 14 de fevereiro de 2023

Golpista preso ao tentar vender câmera roubada durante atos de 8 de janeiro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um manifestante bolsonarista que participou dos atos antidemocráticos contra as sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro, colocou à venda câmera fotográfica roubada do fotojornalista da Folha de São Paulo Pedro Ladeira durante a cobertura dos atos terroristas. O golpista, de 26 anos, foi preso ao tentar vender o equipamento ao próprio dono.

Ladeira fazia fotos do quebra-quebra e foi agredido por um grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro. Um deles arrancou-lhe o equipamento e levou embora sua ferramenta de trabalho.

Exato um mês depois da tentativa de golpe, o fotógrafo procurou a Polícia Civil do Distrito Federal e conseguiu recuperar a câmera roubada. Isso porque ele foi alertado por amigos que o equipamento estava à venda na internet por um preço muito abaixo do valor de mercado.

“Ao ver as fotos do anúncio, tive certeza tratar-se da minha câmera, pois havia uma marca de uso —um arranhão bem característico”, disse o jornalista.

Um colega do fotógrafo marcou um encontro com o vendedor, simulando interesse na compra, em um shopping da capital federal. O Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor) da Polícia Civil, armou a prisão do golpista em flagrante no ato da venda.

“Precisamente um mês depois dos ataques antidemocráticos, mais ou menos na mesma hora em que eu havia sido agredido e roubado, a polícia prendeu o rapaz que estava com minha câmera. Surpresa maior, os policiais recuperaram também o cartão de memória intacto com todas as fotos feitas naquele dia. Fui tomado por uma felicidade incrível. Muito mais do que a perda dos equipamentos e a agressão sofrida, ter perdido as fotos históricas feitas naquele dia era o que mais me entristecia”, relatou Pedro.

O homem que estava com a câmera de Ladeira tem 26 anos e, em depoimento, disse ter “achado” o equipamento em meio aos atos golpistas. Ele assinou um termo circunstanciado na delegacia e foi liberado na sequência.

 

golpista

golpista

golpista

golpista

golpista

Comentários