POLÍTICA

Projeto que combate fake news será votado na Câmara

Inclusão da proposta na pauta do Plenário depende de aprovação de requerimento de urgência
Da Redação / Publicado em 25 de abril de 2023

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Projeto de Lei de autoria do deputado do PCdoB, Orlando Silva (C), que combate as fake news será incluído na pauta da Câmara

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), confirmou que o projeto sobre o combate às fake news (PL 2630/20) será incluído na pauta de votações do Plenário nesta semana.

A previsão é aprovar o requerimento de urgência para a matéria nesta terça, 25, ou quarta-feira, 26, e em seguida colocá-la em votação.

A aprovação do requerimento de urgência depende do voto favorável de 257 deputados.

Nesta terça, o relator da proposta, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), vai apresentar o texto aos líderes partidários, em reunião na residência oficial da Presidência da Câmara.

Lira reafirmou ainda que a proposta assegura a liberdade de expressão nas redes sociais, ao contrário do que vêm afirmando as empresas do setor.

“Há uma narrativa falsa, de grandes plataformas, de que a população terá intervenção na sua internet. Pelo contrário, o que estamos prezando é garantir, na formalidade da lei, os direitos para que uma rede funcione para o que ela deve, e não para situações como, por exemplo, essa questão das escolas”, disse.

“Há de se ter um limite para isso, garantido a todos a sua liberdade de expressão, e cada um a arca com as consequências do que fala nas redes”, afirmou o presidente da Câmara.

Comentários