SAÚDE

Vacina da Pfizer é eficaz para adolescentes, diz laboratório

A norte-americana Pfizer e a alemã BioNTech vão agora submeter os dados às diferentes autoridades de regulação no mundo para vacinar estudantes
Por César Fraga / Publicado em 31 de março de 2021
A vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 é 100% eficaz em adolescentes entre os 12 e os 15 anos, segundo os resultados de um ensaio clínico

A vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 é 100% eficaz em adolescentes entre os 12 e os 15 anos, segundo os resultados de ensaio clínico feito em  2.260 adolescentes nos Estados Unidos

Os laborarórios Pfizer/BioNTech anunciaram nesta quarta-feira, 31, que sua vacina contra a covid-19 é 100% eficaz em adolescentes entre os 12 e os 15 anos, segundo os resultados de um ensaio clínico. As empresas esperam que a vacinação dessa faixa etária comece antes do próximo ano letivo.

Conforme comunicado das empresas, os ensaios de Fase 3 realizados em 2.260 adolescentes nos Estados Unidos “demonstraram uma eficácia de 100% e respostas robustas de anticorpos”.

Vacinação de estudantes

A norte-americana Pfizer e a alemã BioNTech vão agora submeter os dados às diferentes autoridades de regulação no mundo, “na esperança de começar a vacinação desse grupo etário até o início do próximo ano escolar”, declarou em comunicado Albert Bourla, diretor-geral do laboratório farmacêutico norte-americano.

Por parte do laboratório alemão, Ugur Sahin considerou que os resultados sobre a faixa dos 12 a 15 anos são “muito encorajadores, tendo em conta a tendência observada nas últimas semanas relativamente à propagação” da variante do vírus inicialmente detectada no Reino Unido.

EUA e Israel

A vacina da Pfizer/BioNTech, baseada na tecnologia inovadora de RNA mensageiro (mRNA), foi a primeira contra a covid-19 aprovada no ocidente, no final de 2020.

Os Estados Unidos e a União Europeia autorizaram a utilização para as pessoas com 16 anos ou mais. Até agora, a vacina foi usada em milhões de adultos com mais de 65 anos. Estudo realizado em 1,2 milhões de pessoas em Israel demonstrou eficácia de 94%.

Governo federal dificultou tratativas

A farmacêutica Pfizer, criadora da primeira vacina contra a covid-19 a ser aplicada em massa, emitiu um comunicado ofereceu doses do seu imunizante ao governo brasileiro ainda no mês de agosto. A proposta, segundo a empresa, poderia ter permitido a aplicação das primeiras doses no Brasil em dezembro, quando os Estados Unidos, a União Europeia e outros países começaram a usar a vacina da farmacêutica norte-americana.

Comentários