SAÚDE

O que as religiões dizem sobre a doação de órgãos

Teólogos e representantes das religiões católica, evangélica, budista, espírita e de cultos de matriz africana falam sobre o tema em painel virtual nesta quinta-feira, 29, às 19h
Por Redação / Publicado em 29 de setembro de 2022

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Segundo a Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, a religião é uma das justificativas pelo não consentimento familiar para a doação de órgãos. Mas, afinal, qual a posição das diferentes  religiões sobre o assunto?

O projeto Cultura Doadora, da Fundação Ecarta, reúne nesta quinta-feira, 29, às 19h, teólogos e representantes das religiões católica, evangélica, budista, espírita e de cultos de matriz africana no painel virtual Morte, religião e doação de órgãos. A live será transmitida pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube e na página do Facebook.

“A proposta é informar a população sobre o real entendimento e posicionamento das religiões sobre este processo que tem salvado milhares de vidas, mas que está longe de zerar a longa lista de espera por transplantes”, destaca o professor Marcos Fuhr, presidente da Fundação Ecarta.

Ele destaca que no Brasil são mais de 52 mil pacientes a espera de uma doação. A atividade desta quinta-feira integra a programação do projeto Cultura Doadora alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado neste dia 27 de setembro, e ao Setembro Verde, mês de sensibilização para o tema.

Participam do painel o pastor Mauro Batista de Souza, doutor em teologia e vice-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); o padre Talis Pagot, mestre e doutorando em Teologia; Cleusa Schuch, doutora em Educação, vice-presidente doutrinária da Federação Espírita do Rio Grande do Sul; o pastor Guilherme, da Comunidade Cristã Brasa Church; Pingo Borel, pesquisador da cultura e religião de matriz africana e integrante do Conselho Nacional Afro Brasileiro; e o monge noviço Sotô Zen Seikaku, presidente do Instituto Zen Maitreya – Zen do Diamante.

O chat do painel será mantido aberto para que o público possa fazer perguntas.

Informações sobre o projeto Cultura Doadora e doação de órgãos podem ser acessadas no site da Fundação Ecarta

Comentários