SAÚDE

Saúde anuncia centro de emergência para conter epidemia de dengue

Ministra pede mobilização de estados e municípios. No Rio, número de casos registrados em janeiro saltou de 1,4 mil em 2023 para 17,5 mil em 2024
Da Redação / Publicado em 1 de fevereiro de 2024

 

Saúde anuncia centro de emergência para conter epidemia de dengue

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Durante reunião tripartite na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e Brasília, Ministério da Saúde pediu mobilização nacional contra a dengue por parte de estados e municípios

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, o lançamento de um Centro de Operações de Emergência para controle da epidemia de dengue no Brasil.

Durante reunião tripartite na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e Brasília, Nísia pediu mobilização nacional por parte de estados e municípios.

“Quero fazer aqui um chamamento público para a união de todo o país neste momento. para proteger nossa população e para prevenir, uma vez que sabemos que a maior parte dos focos (do Aedes aegypti), mais de 75%, se encontra nas casas”, disse.

“Apenas com essa união podemos avançar no sentido de estarmos protegendo nossa população desse quadro de dengue e, possivelmente, de outras arboviroses”, alertou a ministra.

Na abertura da reunião, ela voltou a dizer que a vacinação contra a dengue não pode ser vista como solução para a epidemia por conta da limitação de doses da vacina Qdenga cedidas pelo laboratório fabricante.

Outro ponto crítico da imunização destacado por Nísia é a não indicação do imunizante para idosos, grupo mais acometido por formas graves da dengue.

“A vacina é esperança, é instrumento fundamental, mas não é resposta para um momento de crise”, disse. “É hora de prevenir e cuidar. A dengue é uma doença para a qual o Sistema Único de Saúde (SUS) pode operar de forma eficiente, evitando mortes. Isso tem que ser uma tônica nossa neste momento”, concluiu.

Rio tem 17,5 mil casos

Nas quatro primeiras semanas de 2024, o Rio de Janeiro teve 17.437 casos prováveis de dengue. Para efeitos de comparação, no mesmo período em 2023, foram 1.441 casos, ou seja, o total de casos aumentou mais que 12 vezes.

As informações foram divulgadas na quarta-feira, 31, no boletim Panorama da Dengue, produzido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Há duas mortes confirmadas até agora: a de uma mulher de 98 anos, em Itatiaia, na região serrana, e a de um homem de 33 anos, em Mangaratiba, na Costa Verde.

Dos 92 municípios do estado, 14 estão com taxa de incidência acima de 500 casos por 100 mil habitantes. A doença avança com mais velocidade em cidades menores e nas mais próximas aos estados de Minas Gerais e São Paulo. Na região serrana, o número de casos está 14 vezes acima do esperado para o período e, na região metropolitana, dez vezes maior. Na Baía de Ilha Grande e no Centro-Sul Fluminense, são nove vezes mais casos.

Nos exames analisados pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), que pertence ao governo do estado, a taxa de positividade oscilou de 35% para 33%. Foram processados 4.464 testes para a doença na terceira semana epidemiológica do ano (14/01 a 20/01), mais do que em qualquer semana de 2023.

O boletim Panorama da Dengue é divulgado todas as semanas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). Pelos números divulgados, a análise é que o número real de casos pode ser bem maior.

“Os números estão altos e ainda continuam subindo rapidamente. Historicamente, os casos costumam aumentar no fim do primeiro trimestre e caem a partir de maio, junho. Mesmo que a gente esteja diante de uma antecipação dessa curva de crescimento, o que indicaria uma possibilidade de a queda também acontecer mais cedo, os dados são um sinal de alerta. As pessoas devem evitar a automedicação e procurar atendimento médico aos primeiros sintomas, principalmente se apresentarem febre”, diz a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Medidas de combate à dengue

O governo estadual lançou um programa na semana passada voltado especificamente para o combate à doença, chamado de Gov.RJ contra a Dengue Todo Dia!.

Na ocasião, foram apresentadas medidas como a compra de equipamentos e insumos para os municípios que registram mais casos, que incluem a montagem de 80 salas de hidratação, para atender até 8 mil paciente por dia. O valor do investimento é de R$ 3,7 milhões.

A Secretaria de Saúde também anunciou o treinamento de 2 mil médicos de emergências e profissionais de saúde em todos os municípios, com o objetivo de fazer diagnóstico e tratamento mais precisos. Além disso, 160 leitos de nove hospitais de referência do estado poderão ser convertidos para tratamento da dengue, caso seja necessário.

Comentários