CULTURA

Notas

Publicado em 6 de novembro de 1997

Artes Visuais
O Instituto Estadual de Artes Visuais está selecionando trabalhos para a mostra Rio Grande do Sul – Destaque 1997 sobre Papel. Os candidatos podem inscrever até dois exercícios sobre o papel. A mostra, continuidade do projeto Rio Grande da Arte, será aberta em março e circulará por várias cidades gaúchas. Outras informações podem ser obtidas pelos fones (051) 221-5900 e 221-7147, ramais 279 e 285.

Hábitos culturais
O Ministério da Cultura quer saber quais os hábitos culturais no país. Encomendou uma pesquisa à Fundação Getúlio Vargas para verificar as preferências culturais dos brasileiros com mais de 15 anos de idade. O questionário da pesquisa já foi entregue ao Ministério que fará ainda uma licitação para contratar um instituto de pesquisa para realizar 10 mil entrevistas em todo o país. Segundo o coordenador do Centro de Estudos da Cultura e do Consumo da FGV, sociólogo José Carlos Durand, este será o primeiro estudo de hábitos culturais do hemisfério sul. Não há expectativa para o término dos trabalhos.

Brasil no Guinness
Segundo Guinness Book 1997, depois da Bíblia, o Dicionário Aurélio é o livro mais vendido no Brasil. Foram vendidos até julho do ano passado, 20 milhões de exemplares. São 130 mil verbetes já disponíveis em CD-ROM. Paulo Coelho consta no livro Guinness como o escritor que recebeu o maior adiantamento já pago no mercado editorial brasileiro. Recebeu R$ 500 mil da editora Objetiva pelo livro O Monte Cinco, obra que junto com O Alquimista detém o recorde de permanência na lista de best-sellers. O Diário de Pernambuco é o jornal mais antigo ainda em circulação. Foi fundado no dia 7 de novembro de 1825, menos de três meses após o reconhecimento da Independência brasileira por Portugal e Grã-Bretanha.

Teatro em Curitiba
A 7ª edição do Festival de Teatro de Curitiba (FTC) será realizada de 19 a 29 de março de 1998 e contará com uma novidade: uma programação de montagens teatrais simultânea à mostra oficial. O “Fringe”, como é chamado o evento, vai ocupar oito salas de espetáculos da capital paranaense. Os interessados devem procurar a organização do festival pelo telefone (041) 223-8919. Além do Fringe, o FTC também terá debates, lançamentos de livros, workshops, oficinas, teatro de rua, entre outras atividades. Mais de cem companhias teatrais enviaram projetos para participar do festival, que vai apresentar, em meio às peças brasileiras, uma atração internacional consagrada.

Patrimônio do mundo
Cerca de 30 áreas naturais do Brasil poderão ser declaradas patrimônio cultural, segundo o consultor da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no país, José Pedro Costa. Uma relação das áreas candidatas já está sendo preparada para ser enviada à sede da Unesco até junho do ano que vem. Na lista estarão, entre outros, o parque nacional da Chapada dos Guimarães (Mato Grosso), o parque nacional do Jaú (Amazonas), a área de proteção ambiental de Fernando de Noronha (Pernambuco) e o parque nacional de Abrolhos (Bahia). No Brasil, somente o parque nacional do Iguaçu (Paraná) é reconhecido pela Unesco como patrimônio mundial.

Comentários