GERAL

Revista Textual traz artigo sobre a produção de chips como questão estratégica

O destaque desta edição é a crise dos chips e o futuro incerto da fábrica de semicondutores existente no Rio Grande do Sul, a Ceitec
Da Redação / Publicado em 24 de maio de 2023

Revista Textual traz artigo sobre a produção de chips como questão estratégica

Foto: AssCom/Sinpro-RS

Foto: AssCom/Sinpro-RS

A 32ª edição da Revista Textual, editada pelo Sindicato dos professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), já está em circulação. Lançada em 2002, a publicação voltada para a divulgação da produção de artigos sobre o cotidiano dos professores e a dinâmica da educação, e ensaios livres sobre temas de relevância para a sociedade, tem circulação semestral. A partir de julho de 2022, a revista também passou a ter artigos e ensaios produzidos exclusivamente para o ambiente virtual, além das edições impressas.

Para receber o exemplar impresso de junho é necessário ser sócio do Sinpro/RS e manifestar interesse, respondendo ao questionário enviado pelo Sindicato aos professores associados. A íntegra de todas as edições da revista pode ser acessada gratuitamente em PDF e flip no site do Sinpro/RS.

O destaque desta edição é a crise dos chips e o futuro incerto da fábrica de semicondutores existente no Rio Grande do Sul, a Ceitec.

O ensaio de capa é assinado pelo ex-deputado, engenheiro e professor de Gestão do Conhecimento e da Inovação Escola Politécnica (PUCRS), mestre em Estruturas Engenharia Civil (Ufrgs) e doutor em Educação em Ciências (Ufrgs).

“A Ceitec pode ser decisiva para a inserção do Brasil no seleto grupo que domina a expertise dos semicondutores, alvo da disputa comercial e geopolítica mundial”, resume.

O que alimenta a extrema direita

O ensaio O carnaval contemporâneo – O neofascismo na era digital analisa a ascensão da extrema direita e do neofascismo através da articulação de aspectos estruturais presentes no cenário atual: a produção do caos nas redes sociais, a crise da democracia e a derrocada capitalista.

O texto é assinado pelo sociólogo, professor da Pós-graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade da Ulbra e diretor do Sinpro/RS Honor de Almeida Neto e pelo Cientista Político e professor da Pós-graduação Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, Everton Rodrigo Santos

Meio educacional e realidade da docência

Na editoria ‘O professor e o mundo da escola’, a diretora do Sinpro/RS Margot Andras analisa as condições de trabalho, a remuneração e o reconhecimento das professoras da educação infantil, com o artigo Valorização e respeito: dilemas na educação infantil.

Os limites entre o contato corporal em uma dimensão pedagógica e o assédio sexual na escola, da professora Silvane Isse, mestre e doutora em Ciências do Movimento Humano e docente da Univates, discorre sobre temas sensíveis à construção das relações humanas, do conhecimento e do autoconhecimento em sala de aula.

Na editoria que aborda a ‘Dinâmica do meio educacional’, o professor Ney Lazzari, graduado em Ciências Econômicas e ex-reitor da Univates, traz importantes reflexões sobre o financiamento das universidades, com o artigo Financiamento do ensino superior: quem deve pagar a conta? Ainda nesta edição, o artigo Responsabilidades do governo federal com a educação básica, do professor da Feevale Gabriel Grabowski, discute as políticas públicas e os investimentos neste nível de ensino.

 

Comentários