AMBIENTE

Reportagem do Extra Classe no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

A reportagem Mina Guaíba: quanto vale o pré-sal gaúcho, de Naira Hofmeister (com colaboração de Thayse Uchôa, Pedro Papini e fotos de Igor Sperotto) recebeu Menção Honrosa
Da Redação / Publicado em 11 de dezembro de 2019
Naira Hofmeister e Thayse Uchôa receberam o prêmio das mãos de Vera Deisy Barcellos, presidente de Sindicato dos Jornalistas

Foto: Igor Sperotto

Naira Hofmeister (dir) e Thayse Uchôa (esq)  receberam o prêmio das mãos de Vera Deisy Barcellos, presidente de Sindicato dos Jornalistas (ao centro)

Foto: Igor Sperotto

A reportagem Mina Guaíba: quanto vale o pré-sal gaúcho, publicada em junho de 2019, de Naira Hofmeister (com colaboração de Thayse Uchôa, Pedro Papini e fotos de Igor Sperotto) recebeu Menção Honrosa no 36º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, na categoria Reportagem, em cerimônia realizada no Auditório da OAB, na noite do dia 10 de dezembro, em Porto Alegre. Trata-se do segundo prêmio de jornalismo recebido em 2019 e o 38° ao longo da trajetória do Jornal Extra Classe, que é publicado pelo Sinpro/RS desde 1996.

A reportagem mostra, de um lado, a empresa Copelmi reivindicando expertise na exploração carvoeira e garantindo que a maior mina de carvão a céu aberto do Brasil será segura, de outro, os ambientalistas apontam contradições nos estudos prévios ao licenciamento. No meio disso, a situação de incerteza de centenas de famílias que moram tanto no assentamento agroecológico Apolônio de Carvalho quanto no condomínio Guaíba City, que são alvo do projeto de “reassentamento involuntário” que a mineradora levará a cabo caso o projeto saia do papel. Isso sem contar os efeitos ambientais que o empreendimento pode impactar para os 4 milhões de habitantes da Região Metropolitana de Porto Alegre.

O Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, instituído em 1984, celebra em 2019 os 71 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem e o 35 anos da premiação, que visa estimular o trabalho dos profissionais do jornalismo na denúncia das violações e na vigilância ao respeito dos direitos humanos. A premiação é concedida pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS), com o apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc/RS) e da Arfoc/Brasil.

Veja a lista completa de todos os laureados, critérios do juri e detalhes sobre a premiação.

Leia a reportagem premiada e relembre a série completa de matérias sobre a Mina Guaíba.

Março 2019 – Assentados protestam em audiência pública sobre mina de carvão

Março 2019 – Ambientalistas pedem impugnação de audiência sobre mina de carvão

Março 2019 – Justiça Federal suspende audiência pública sobre mina Guaíba

Junho 2019 – Mina Guaíba: quanto custará o ‘pré-sal gaúcho’?

Julho 2019 – Mina Guaíba terá audiência pública em Porto Alegre

Setembro 2019 – Mina Guaíba ignora comunidades indígenas

 

 

Comentários