CULTURA

De volta para o futuro: O Novo Século de Eric Hobsbawm

No seu novo livro, o autor de A Era dos Extremos traz uma análise sobre o que o futuro guarda ao entrar no século 21
Da Redação / Publicado em 21 de maio de 2000

De volta para o futuro: O Novo Século de Eric Hobsbawm

Depois de A Era dos Extremos, o Novo Século. O historiador marxista Eric Hobsbawm já se volta para o futuro perscrutando o que nos espera diante da hegemonia das políticas globalizantes, do enfraquecimento dos estados nacionais, do ressurgimentos dos conflitos étnicos.

E não como profeta ou oráculo, mas como cientista que tem o dever de expandir seus conhecimentos ao limite da previsibilidade. Hobsbawn, nesse sentido, não tem medo de expor o profundo conhecimento que tem de política, economia e sociedade, dos movimentos humanos.

Entrevistado pelo jornalista italiano Antonio Polito, Hobsbawm discorre com a mesma naturalidade tanto sobre guerra quanto sobre ecologia. Sobre a guerra, a certeza de que persistirão os conflitos regionais adicionados de tecnologia, o que permitirá uma destruição muito mais precisa e seletiva.

O historiador salienta dois aspectos – um positivo e outro nem tanto – nessa conclusão: o primeiro deles é que se resgata, historicamente, uma característica praticamente desaparecida neste século de separar populações civis de alvos militares; mas, por outro lado, instiga a que os donos do poder – de posse desta habilidade – fiquem tentados a resolver questões geopolíticas apenas com bombardeios.

É essa a dimensão da análise de Hobsbawm: crítica, lúcida, sem maniqueísmos. Sobre meio ambiente, ele destaca, por exemplo, o risco de que uma superpopulação venha a esgotar – em menos de 50 anos – recursos naturais não-renováveis, ou, pelo menos, de difícil renovação, como a água.

E diz, não sem certa perplexidade: “Nem mesmo em sonho seria possível prever que iríamos acabar com os peixes do mar do Norte. No entanto, foi isso que ocorreu. Atualmente, somos capazes de tornar inabitável o mundo, devido aos venenos, à poluição ou ao modo pelo qual a indústria modifica a atmosfera”.

A entrevista toda corre por conta de temas atualíssimos, entre eles o declínio do Ocidente, a esquerda no mundo, a aldeia global em que nos transformamos. Polito, o entrevistador, mostra-se seguro e bem informado, tanto sobre a obra de Hobsbawm quanto sobre o mundo em que vivemos.

Especialmente no que tange ao desinteresse crescente das massas pela democracia, que preocupa seriamente o historiador. Hobsbawm observa que, cada vez mais, a mobilização das massas é substituída por uma individuação operada com sucesso pelos meios de comunicação.

“Eles (os meios) estabelecem um relacionamento direto com cada pessoa, domicílio por domicílio”, diz. Hobsbawm se mostra cético com relação ao futuro da democracia representativa, quando é cada vez mais fácil votar sem sair de casa ao apertar um botão do controle remoto do aparelho de TV.

Enfim, Hobsbawm permite que uma conversa com um jornalista se transforme num belo ensaio de reflexão ao falar tão livremente sobre assuntos que, em boa parte, ainda estamos vivenciando.

E o octogenário marxista internacionalista (nasceu no Egito, foi criado na Alemanha, estudou na Áustria e se radicou na Inglaterra) encerra com uma provocação bem a seu estilo: perguntado sobre o que simbolizaria o século 21, Hobsbawm não hesita: uma mulher com seus filhos.

E justifica: “A experiência de uma mãe reflete o que aconteceu com grande parte da humanidade no século 20”. É isso.

 

SERVIÇO

Livro: O Novo Século

Autor: Eric Hobsbawm, com Antonio Polito – Tradução de Allan Cameron e Claudio Marcondes

Editora: Companhia das Letras, 196 páginas

Preço médio: R$ 24

Comentários