CULTURA

Galeria Ecarta inaugura exposição de humor no sábado, 20

A exposição reúne mais de cem trabalhos de 22 cartunistas, com a temática livros, educação e Paulo Freire. São cartuns, charges e ilustrações
Por Redação / Publicado em 18 de novembro de 2021

Desenho: Edgar Vasques

Grafar na luta pela cultura é a nova exposição da Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943, em Porto Alegre), que será inaugurada no próximo sábado, 20, às 10 horas, e segue aberta para visitação até 19 de dezembro. A mostra reúne 22 cartunistas apresentando cerca de 100 trabalhos de cartum, charge, ilustração e caricatura, segmentados nas temáticas livros, educação e Paulo Freire. “São desenhos traçados com o fino fio do humor e o peso das ideias”, resume o curador Eugênio Neves.

Integram a exposição os cartunistas Alisson Afonso, Augusto Bier, Celso Schröder, Edgar Vasques, Eugênio Neves, Fernando Uberti, Leandro Hals, Jô Xavier, Francisco Juska, Luciano Kayser, Lancast, Lu Vieira, Máucio, Moacir Gutterrez, Paulo Vilanova , Rafael Correa, Rafael Sica, Rodrigo Rosa, Ruben Castillo, Santiago, Vicente Marques e Anibal Bendati (in memorian). Todos são integrantes da Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar).

A visitação à mostra é presencial e gratuita, e pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 18h, seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19. É necessário apresentação da carteira de vacinação e uso obrigatório de máscara e álcool gel.

Para André Venzon, coordenador da Galeria, o olhar dos cartunistas é um instrumento infalível de crítica e humor, com precisão inigualável quanto à contemporaneidade. “No meio desse amálgama visual, em que dezenas de desenhos povoam e elevam as paredes da Galeria Ecarta, é uma honra nossa participar com a Grafar dessa sensível homenagem àquilo que nos inspira: os livros, a educação e Paulo Freire — esse inolvidável educador, cuja existência enriqueceu tanto a humanidade”.

Reflexão humorada

Para o curador e cartunista Eugênio Neves nos momentos mais severos de ameaça à democracia e de gravidade social geradas pela desigualdade e injustiça, o desenho de humor sempre cumpriu seu papel no cenário nacional. “E segue na sua inerente vocação de denunciar os retrocessos que o país atravessa e apontar o quanto a cultura e a educação têm papel crucial para compreender e superar esse período”, registra.

Uma das últimas exposições coletivas da Grafar teve grande repercussão nacional, em 2019, por ter sido censurada na Câmara Municipal de Porto Alegre após sua inauguração por conter fortes críticas ao presidente do Brasil, numa mostra batizada de Independência em risco, alusiva a 7 de Setembro. Após reações e manifestações públicas da comunidade, a exposição pode cumprir o período previsto no legislativo.

Organização e formação

A Grafar foi fundada em 1987 como núcleo de referência para as sucessivas gerações de grafistas. Nestes 34 anos transmite e aprofunda o conhecimento nas áreas do cartum, da charge, da caricatura, dos quadrinhos e da ilustração.

Através de publicações, cursos, oficinas, palestras, mostras individuais e coletivas, atua decisivamente na formação, produção e divulgação do grafismo gaúcho tanto no Rio Grande do Sul, como no Brasil e exterior. A Grafar tem sido um espaço para o questionamento e o debate sobre esse importante setor da produção cultural do estado.

O RS é reconhecido por concentrar grande número de cartunistas de expressão nacional e internacional. Boa parte dos integrantes da mostra acumulam premiações em vários países.

Comentários