CULTURA

O crime que abalou a belle-èpoque porto-alegrense de 1911

O escritor Rafael Guimaraens e cartunista Edgar Vasques lançam no dia 9 de abril, em Porto Alegre, a segunda edição de ‘Tragédia da Rua da Praia’ em HQ
Por Gilson Camargo / Publicado em 23 de março de 2022

Foto: Libretos/ Divulgação

Foto: Libretos/ Divulgação

Foto: Libretos/ Divulgação

Capa da 2ª edição de Tragédia da Rua da Praia

Foto: Libretos/ Divulgação

Para assinalar o aniversário de 250 anos de Porto Alegre, o jornalista e escritor Rafael Guimaraens e o cartunista Edgar Vasques revisitam um dos episódios mais marcantes do século 20 com o lançamento da 2ª edição do livro Tragédia da Rua da Praia em quadrinhos (Libretos, 2022, 60 p.). O lançamento com sessão de autógrafos e bate-papo com os autores será no dia 9 de abril, a partir das 17h, no Espaço Amélie (Rua Vieira de Castro, 439 – Santana).

O título relata uma história real ocorrida em setembro de 1911. Quatro misteriosos estrangeiros assaltam uma casa de câmbio na Rua da Praia e se envolvem em uma fuga enlouquecida pelo Centro de Porto Alegre, a pé, de carruagem, de bonde e até a bordo de uma carrocinha de leiteiro.

O episódio abala profundamente o cotidiano da cidade, suscitando pânico na população, disputas políticas e guerra de versões entre os jornais. Enquanto os ladrões são perseguidos, dois empresários produzem um filme que irá estrear dez dias após o assalto em quatro sessões diárias no Cine-Theatro Coliseu.

Lançado em 2005, o livro Tragédia da Rua da Praia venceu o prêmio “O Sul, Nacional e os livros”, escolhido pela Câmara Rio-grandense do Livro como melhor narrativa longa. Em 2011, cem anos depois do crime, a história recebeu uma versão em quadrinhos, com desenhos do premiado ilustrador Edgar Vasques, que imprimem o ritmo frenético dos acontecimentos e retratam a belle époque porto-alegrense do início do século 20. E ganha, agora, uma segunda edição com nova capa.

Autores

Foto: Libretos/ Divulgação

Foto: Libretos/ Divulgação

RAFAEL GUIMARAENS – Repórter, editor e secretário de redação da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre (Coojornal) e editor de política do extinto jornal Diário do Sul, o jornalista Rafael Guimaraens, 66 anos, é autor de “O Livrão e o Jornalzinho” (1997), “Pôrto Alegre Agôsto 61” (2001), “Trem de Volta, Teatro de Equipe” (com Mario de Almeida, 2003), “Tragédia da Rua da Praia” (2005), “Abaixo a Repressão – Movimento Estudantil e as Liberdades Democráticas” (com Ivanir Bortot, 2008), “Teatro de Arena – Palco de Resistência” (2009), “A Enchente de 41” (2010, “Rua da Praia – Um Passeio no Tempo” (2010), “Unidos pela Liberdade!” (2011), “Mercado Público – Palácio do Povo” (2012), “A Dama da Lagoa” (2013), “Aguas do Guaíba” (2015), “O Sargento o Marechal e o Faquir” (2016), 20 Relatos Insólitos de Porto Alegre” (2017) “Fim da Linha – Crime do Bonde” (2018), “O Espião que Aprendeu a Ler (2019) e “1935” pela Editora Libretos. Em 1986, editou o livro “Legalidade – 25 anos”. Coordenou a edição do livro “Coojornal – um Jornal de Jornalistas sob o Regime Militar” (2011, Prêmio Açorianos, categoria Especial) e “Os Filhos Deste Solo – Olhares Sobre o povo Brasileiro” (2013). Produziu o roteiro do espetáculo “Legalidade – o Musical” (2011), exibido diante do Palácio Piratini, em comemoração aos 50 anos da Campanha da Legalidade.

Foto: Libretos/ Divulgação

Foto: Libretos/ Divulgação

EDGAR VASQUES – Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Ufrgs em 1979, Edgar Vasques, 73 anos, não exerceu a profissão, mas teve a oportunidade de expressar sua habilidade para o desenho – é um ilustrador, artista gráfico, cartunista e exímio aquarelista. Publicou pela primeira vez na revista Grillus, editada pelo Diretório Acadêmico da universidade, para a qual criou o personagem Rango, um dos mais célebres anti-heróis das tiras brasileiras, que se tornou um símbolo de resistência à ditadura militar – e é publicado no Jornal Extra Classe. Vasques participou do boom do humor dos anos 70 e trabalhou nos jornais Folha da Manhã (RS), Diário do Sul (RS), Pasquim (RJ), revista Versus, Playboy (onde desenhava as aventuras da “Analista de Bagé”, personagem de Luis Fernando Verissimo) e Coojornal. Publicou no exterior pela revista Charlie (França). É autor de vários livros de caricatura, humor e histórias em quadrinhos, tendo publicado em 1999 a elogiadíssima HQ “Sottovoce”. Pela editora Libretos, também participou das publicações “Rua da Praia – um passeio no Tempo” (2010), “Mercado Público – Palácio do povo” (2012), “Águas do Guaíba” (2015), “O país da suruba” (2017).

Leia também:

Edgar Vasques entre os Mestres do Quadrinho do Prêmio Angelo Agostini

Comentários