CULTURA

Visita guiada ao atelier de Maria Tomaselli neste sábado, 25

A Galeria Ecarta promove neste sábado, 25, às 10h, visita guiada ao atelier de Maria Tomaselli e entrevista exclusiva ao vivo com a artista visual sobre seu processo criativo. Entrada franca
Por Redação / Publicado em 23 de junho de 2022

Foto: Igor Sperotto

Maria Tomaselli já participou de mais de 400 exposições em diversos países

Foto: Igor Sperotto

A desenhista, pintora e gravadora austro-brasileira Maria Tomaselli, 81 anos, abre seu atelier (Avenida Oscar Pereira, 5.322, bairro Cascata, em Porto Alegre), neste sábado, 25, das 10h às 12h, para uma visita guiada e diálogo sobre seu processo criativo. A atividade integra os projetos Ecarta Visita e Ecarta Entrevista, lançados pela Galeria Ecarta no início deste ano. A entrada é franca e não necessita agendamento.

Maria Tomaselli tem uma extensa produção simbólica e já realizou cerca de 400 exposições entre individuais e coletivas em várias partes do mundo. Atualmente, está em, cartaz na Galeria Ecarta com a mostra O Meu Frágil Mundo Passageiro, com curadoria de Nicolas Beidacki.

A artista foi convidada recentemente a remontar a antológica obra Oca Maloca, que faz parte do acervo do Museu da República, em Brasília, na exposição Modernismo Expandido, com curadoria de Denise Mattar.

Ecarta Entrevista

Além da visita guiada, que contará com a recepção da artista e do curador Nicolas Beicacki, o público é convidado a acompanhar uma sessão do Ecarta Entrevista. O jornalista Roger Lerina conversará com a artista, com transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube.

Este diálogo integra uma série de entrevistas-arquivo realizadas pela Galeria Ecarta para aprofundar o universo de criação, a contribuição social das artes visuais além dos aspectos formais e curatoriais. Podem ser acessadas gratuitamente no canal da Fundação Ecarta no Youtube.

Os projetos Ecarta Visita e Ecarta Entrevista estrearam neste ano com o propósito de descortinar para o público o universo dos artistas que integram a programação artística 2022 da Galeria Ecarta.

“Estes projetos buscam aproximar o público das artes visuais, conhecer os artistas e seus processos criativos, gerando maior convivência com os lugares dos artistas e a cidade”, detalha André Venzon, coordenador da Galeria Ecarta.

Zoravia Bettiol estreou a agenda do ano, sucedida por Maria Tomaselli. A próxima mostra trará o enfoque da etnografia indígena de Xadalu Tupã Jekupé. A Galeria Ecarta reserva ainda exposições de fotos e artistas que serão selecionados por edital.

Comentários