CULTURA

Fundação Ecarta retoma atividades com programação variada

Exposições, shows, palestras e degustação de vinhos em homenagem às mulheres, oficinas e atividades educativas abertas à comunidade integram a agenda após o recesso de fevereiro
Por Redação / Publicado em 6 de março de 2024

Foto: Vinícius Angeli

Pedro Longes e Arthur de Faria apresentam Canciones con Drama

Foto: Vinícius Angeli

A Fundação Ecarta retoma as atividades neste início de março, após um mês de recesso, com intensa programação em sua sede em Porto Alegre (Avenida  João Pessoa, 943). A agenda dos seus principais, o Ecarta Musical, a Galeria Ecarta, o Núcleo Cultural do Vinho, a Cultura Doadora e o Conversa de Professor, além do Ecarta Anfitriã e do Ecarta Apoia, é marcada pela diversidade de atividades culturais, educativas e assistenciais ao longo do ano.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A programação começou nesta quarta-feira, 6, com a Galeria Ecarta abrindo suas portas para a visitação da exposição O passado não é mais o que era, do artista visual Zé Darcí. Com curadoria de André Venzon, a mostra reúne mais de 50 pinturas com temas da presença negra no Rio Grande do Sul. A visitação estará aberta até 7 de abril, de terça a domingo, das 10h às 18h, inclusive nos feriados.

Também está aberta para visitação a mostra do artista visual Walter Karwatzki no projeto Professor Artista/Artista Professor, espaço de ocupação artística na recepção da Fundação Ecarta. Inaugurado em 2023, o espaço é dedicado a divulgação e valorização de professores artista visuais e suas obras, debater ações pedagógicas na arte e o papel dos artistas de novas formas de expressão da educação.

Outras cinco exposições estarão ocupando a sala do Projeto Potência ao longo do ano, terceiro espaço artístico dedicado para as artes visuais na Ecarta, voltado a jovens artistas e à arte contemporânea. Os artistas foram selecionadas pelo Edital 2024, que contou com 42 inscritos: Gabz, Henrique Pascual Santos, Luka Vargas, Pamela Zorn e Ursula Jahn.

Mulheres na história do vinho na programação

Na quinta-feira, 7, o Núcleo Cultural do Vinho celebra o Dia Internacional da Mulher trazendo palestra e degustação com a enóloga Maria Amélia Duarte Flores. Na pauta do encontro, as “Divas na história do vinho”. Inscrições no site da Ecarta.

Criado há 19 anos, este projeto realiza duas atividades tratando da cultura do vinho alo longo da história da humanidade. Os encontros combinam conhecimento, degustação e cultura.

Ecarta Musical estreia sábado

No sábado, 9, às 18h, o projeto Ecarta Musical estreia a programação com o show Canciones con drama, do duo Arthur de Farias e Pedro Longes. A apresentação traz composições de humor e dramaturgia às 18h, com entrada franca.

No dia 23, o projeto a instrumentista e cantora Adriana de Los Santos e seu acordeon com o show Íntimo, acompanhada de Ariane Mota no baixo e Igor Ribeiro no Violão. Coordenado por Elenice Zaltron, o Ecarta Musical lança dois editais por ano e a programação completa está disponível no site da Fundação.

O projeto já realizou cerca de 400 shows em 19 anos de programação apresentando a melhor música feita no sul. Desde a pandemia, os espetáculos têm transmissão ao vivo pelo canal da Fundação no youtube onde ficam disponíveis.

Lançamento de livro Corrida contra o tempo no interior

Neste sábado, 9, também o projeto Cultura Doadora estará em São Leopoldo promovendo o lançamento no município do livro-reportagem Corrida contra o tempo – O que compromete a doação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

de órgãos e a eficiência do sistema de transplantes no Brasil (Carta Editora, 248 páginas). A atividade será No Pátio – Livraria, Café e Arte (Av. São Borja, 97 – Jardim América).

A publicação tem lançamentos ainda em Caxias do Sul, no dia 13, e Santa Cruz, no dia 16.

No dia 14, Dia Mundial do Rim, o Cultura Doadora promove ainda painel sobre os principias problemas renais e o transplante, reunindo especialistas. A atividade é realizada ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no youtube.

O livro, com reportagens dos jornalistas Flávio Ilha, Marcia Anita, Stela Pastore e Valéria Ochôa e fotografia de Igor Sperotto, traz depoimentos de profissionais da Saúde envolvidos na captação de órgãos, de transplantadores e de transplantados.

Com uma linguagem jornalística, acessível aos mais diversos públicos, inclusive leigos, a publicação mostra a importância das redes de apoio e revela os gargalos que impedem avanços nos transplantes.

Com caráter educativo, a Instituição mantém o projeto Cultura Doadora há 12 anos, com o propósito de fomentar o maior número de doações e transplantes de órgãos e tecidos, fortalecendo iniciativas para salvar vidas. Mais de 500 atividades de formação e articulação ocorreram no período.

Conversa de professor retorna presencial

O projeto Conversa de Professor retoma as atividades em abril e terá seis painéis com educadores, retomando as atividades presenciais. A primeira será no dia 10 de abril, 19h, sobre docência na educação infantil.

O objetivo do programa é a abordagem, por especialistas, de temas de diferentes áreas do conhecimento, dando suporte aos professores em sala de aula, especialmente para a Educação Infantil.

As palestras são gratuitas voltadas ao público interessado.

Ecarta Anfitriã com muitas parcerias

A Fundação mantém o projeto Ecarta Anfitriã oferecendo parcerias com instituições, professores, editoras, classe artística, disponibilizando o espaço e a infraestrutura para ensaios artísticos, lançamentos de livros, shows especiais, festivais, apresentações de projetos, reuniões de interesse público, oficinas de diferentes expressões artísticas.

Feminino e o tambor

Neste sábado, das 10h30 às 12h30, ocorre a oficina Feminino e o Tambor, com aulas de percussão com o instrumento oriental frame drum.

As oficinas são quinzenais e seguem até dezembro ministradas pelo percussionista Cândido de Castro.

Esta formação iniciou em 2023 originaram o grupo Feminino e o Tambor que vem realizando apresentações em diferentes espaços da capital.

A atividade integra a agenda do projeto Ecarta Anfitriã.

Lux Sonora e outros

A Ecarta sedia os ensaios da orquestra Lux Sonora desde sua criação em 2016. O grupo jovem interpreta música barroca orientados pelo maestro Rafael Marques.

Também são realizadas aulas de música como sax, entre outros instrumentos.

Na sede da Fundação também ocorrem aulas de yoga com a orientadora Cristina Oliveira todas as quintas-feiras, das 12h às 13h, com investimento de R$ 100,00.

A banda Malukos Beleza, formada por adolescentes com déficit cognitivo e transtornos de desenvolvimento ensaiam as sextas-feiras.

Ainda, por meio do projeto Ecarta Apoia, a Fundação auxilia na divulgação de atividades culturais e artísticas de parceiros que ocorram em espaços fora de sua sede.

Cozinha Solidária com Amigos da Rua

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre os projetos com parceiros está a Cozinha Solidária Ecarta, atividade assistencial realizada com a ONG Amigos da Rua preparado refeições para população em situação de rua. A produção ocorre duas vezes ao mês, às segundas-feiras pela manhã por um grupo de voluntários e suporte de doações para a compra dos suprimentos.

O mutirão ocorreu nesta segunda-feira, 3/3, abrindo a temporada.

Cerca de duas mil refeições foram geradas neste período na perspectiva de combater à fome e à insegurança alimentar. Interessados em colaborar podem contatar a Fundação.

Presidida pelo professor Marcos Fuhr, a Fundação Ecarta foi criada e é mantida pelo Sindicato dos Professores de Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) com o princípio de ampliar o acesso a atividades de cultura e cidadania para toda a sociedade.

 

Leia reportagem sobre a mostra 

Zé Darcí retrata a negritude em suas telas

Comentários