EDUCAÇÃO

Extra Classe: duas décadas de jornalismo e cidadania

Publicado em 11 de abril de 2016
Lançamento do livro integra comemorações dos 20 anos do Jornal Extra Classe

Foto: Igor Sperotto

Lançamento do livro integra comemorações dos 20 anos do Jornal Extra Classe

Foto: Igor Sperotto

Uma grande confraternização marcou o aniversário de 20 anos do jornal Extra Classe no último dia 30 de março, na Sala de Eventos do Sinpro/RS em Porto Alegre. Na ocasião ocorreu o lançamento do livro Extra Classe – Duas décadas de jornalismo e cidadania (Carta Editora, 144 páginas), que conta a história do jornal, da sua concepção até os dias atuais, e traz um encarte com a reprodução de todas as capas e destaques das principais reportagens.

A obra reúne textos do professor Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS, da editora-chefe Valéria Ochôa, do jornalista César Fraga, editor-executivo desde 2000, do sociólogo Marcos Rolim, articulista, do presidente da CUT/RS, Claudir Nespolo, e do doutor em História, João Mar- celo Pereira dos Santos. Também, conta com crônicas exclusivas dos escritores Luis Fernando Verissimo e José Guaraci Fraga, ambos colaboradores do jornal. O livro poderá ser encontrado na livraria Sapere Aude, em Porto Alegre (Rua Lopo Gonçalves, 33, Cidade Baixa, fone 51. 3221-0203 e site (www. sapereaudelivros.com.br).
“O jornal integra o conceito de sindicato cidadão, que identifica o Sinpro/RS desde o início dos anos 1990”, observou o diretor do Sinpro/RS Marcos Fuhr.

“O Sinpro/RS expressa o compromisso de manter a produção de conteúdo jornalístico que efetivamente contribua com a formação de concepções críticas sobre o que acontece na educação, nas instituições de ensino, na sociedade e no mundo”.

Participaram da confraternização colaboradores de vários momentos do jornal, lançado em março de 1996, como editores, colunistas, chargistas, diagramadores, revisores e repórteres, além de representantes do movimento sindical e social. “O Extra Classe é resultado do trabalho de uma equipe de profissionais qualificados”, destaca a jornalista Valéria Ochôa, editora-chefe do jornal desde 1998. “Graças a este trabalho, o jornal conquistou 34 prêmios de jornalismo, concorrendo com a grande mídia. Não é pouca coisa”.

Emocionados, os jornalistas Marcelo Menna Barreto e Luiz Carlos Barbosa, que criaram o projeto do jornal Extra Classe em 1995/1996, destacaram a importância do jornal na abordagem séria e responsável dos temas contemporâneos. “Sem dúvida, foi um dos principais projetos que realizei ao longo da minha carreira”, assinalou Barbosa.
O livro, segundo a jornalista Valéria Ochôa, e as demais atividades que marcarão o aniversário ao longo do ano, são reverências ao projeto e seus protagonistas. “O Extra Classe representa um capítulo especial da comunicação do movimento sindical do Rio Grande do Sul e do país. Não há outra experiência com este perfil e abrangência”.

Comentários