EDUCAÇÃO

Movimentos sociais promovem nova mobilização contra cortes na educação

Dia Nacional em Defesa da Educação tem protestos agendados em 12 capitais para o dia 30 de maio e deve superar o 15M, que mobilizou mais de 1,5 milhão de pessoas – 30 mil só em Porto Alegre
Da Redação / Publicado em 20 de maio de 2019

Foto: Stela Pastore

Atos darão sequencia as manifestações de 15 de maio

Foto: Stela Pastore

Está programado para 30 de maio o Segundo Dia Nacional em Defesa da Educação. Os atos devem ocorrer em todo país e foram convocados União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), ainda no último dia 15, quando ocorreram as primeiras manifestações contrárias aos cortes promovidos pelo governo Bolsonaro nas instituições públicas de ensino.

No primeiro Dia Nacional, cerca de 1,5 milhão de professores, funcionários e estudantes das instituições públicas de educação superior e integrantes dos movimentos social e sindical participaram das atividades em todos os estados e no Distrito Federal. Em Porto Alegre, os atos reuniram 30 mil pessoas e contaram com a participação de professores e estudantes das escolas estaduais e municipais. “Nós convocamos mais um dia de mobilização nacional para mostrar que nossa luta apenas se iniciou, que ela terá prosseguimento para que conquistemos nosso objetivo, que é reverter os cortes. Nós temos força”, explicou Marianna Dias durante o Primeiro Dia Nacional.

Há protestos agendados em pelo menos doze capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Curitiba, Fortaleza, Belém, Recife, Manaus e Natal. No Rio Grande do Sul, de acordo com a UNE, a concentração se inicia às 18h, na Esquina Democrática, centro da capital. Confira os eventos programados pela União dos Estudantes.

Comentários