EDUCAÇÃO

Professores do IPA decidem paralisar atividades a partir desta segunda, 10

Categoria não recebeu o salário integral de novembro, dezembro, 13º e um terço das férias e criticam a falta de transparência e o desrespeito por parte direção do Centro Universitário.
Por Valéria Ochôa / Publicado em 10 de fevereiro de 2020

Foto: Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino

Foto: Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino

Os professores do Centro Universitário Metodista  – IPA, de Porto Alegre (RS), decidiram, em Assembleia realizada no final da tarde desta segunda-feira, 10, em Porto Alegre, paralisação as atividades docentes por tempo indeterminado a partir de hoje, em função das às pendências salariais da instituição: atraso do pagamento dos salários dos meses de novembro (78 docentes), dezembro, 13º e 1/3 de férias (todos os professores).

O retorno às atividades está condicionado ao pagamento dos salários de novembro e 1/3 de férias para todos os docentes, sendo que as demais pendências serão negociadas em audiência marcada para 11 de março, na 29ª Vara do Trabalho, em Porto Alegre.

“A paralisação representa um ato de protesto e inconformidade com o desrespeito recorrente da instituição com os seus professores”, destaca a professora Margot Andras, diretora do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS). Segundo ela, a instituição vem atrasando sistematicamente os salários e não mantém interlocução com o quadro docente.

No ano passado, os professores paralisaram as atividades, de 18 de fevereiro a 6 de março deste ano, pela falta de pagamento do salário de 30 dias de férias e parte do salário de janeiro. A mobilização dos professores contou com uma série de ações para dar visibilidade pública ao problema e buscar uma solução. Dentre elas, audiência pública na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, denúncia ao Ministério Público e pedido de interferência da Igreja Metodista, proprietária do Centro Universitário Metodista.

Comentários