EDUCAÇÃO

Aprovado acordo da educação básica das Ices

Os professores das Instituições Comunitárias de Educação Básica aprovaram por maioria de votos a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho Plúrimo 2020/2021
Por Gilson Camargo / Publicado em 10 de novembro de 2020

Foto: MEC/Divulgação

Foto: MEC/Divulgação

Em assembleia virtual realizada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) no dia 5 de novembro, os professores das Instituições Comunitárias de Educação Básica aprovaram por maioria de votos a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho Plúrimo 2020/2021, bem como aprovaram o desconto da contribuição assistencial/taxa negocial e definição do mês de incidência e assuntos gerais de interesse da categoria.

Ao longo das negociações, houve grande resistência dos representantes das instituições à proposta de reposição da inflação do período revisando – março de 2019 a fevereiro de 2020. “As dificuldades financeiras da maioria das universidades do Comung foram referidas por seus representantes, na tentativa de reajustar os salários bem abaixo da inflação do período. Na negociação, o Sindicato reafirmou a necessidade de reposição da inflação, mesmo que como abono, até a próxima data-base, quando será incorporado à base salarial para nova negociação”, ressalta Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.

De acordo com a proposta negociada entre o Sindicato e a Comissão representativa do Comung (Universidades Comunitárias dissidentes do Sinepe/RS) e aprovada pela categoria, os professores das Instituições de Educação Básica do segmento comunitário irão receber a reposição da inflação calculada até fevereiro de 2020 na forma de abono salarial.

O percentual de 3,92%, portanto, não será incorporado aos salários, mas pago retroativamente a 1º de março de 2020, junto aos salários de outubro de 2020 e fevereiro de 2021. Pelo acordo, a primeira parcela do 13º já foi paga junto com o salário de outubro.

Comentários