EDUCAÇÃO

Alemães ampliam atuação no ensino privado brasileiro

Grande fornecedor de softwares educacionais passa a ter três escolas no Brasil. Aquisição segue tendência de investimento estrangeiro na educação básica privada, que, em 2021, movimentou mais de R$ 80 bi
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 6 de setembro de 2022
Alemães ampliam atuação no ensino privado brasileiro

Foto: Escola Nova/Divulgação

A Escola Nova é o terceiro estabelecimento de ensino adquirido pelo Grupo no país

Foto: Escola Nova/Divulgação

O conglomerado alemão Klett Gruppe adquiriu o seu terceiro estabelecimento de ensino no Brasil. É a Escola Nova do Rio de Janeiro (RJ). A empresa tem sede em Stuttgart e foca seus negócios no setor educacional. São investimentos que vão da produção de softwares para a educação a distância (EAD) até a presença no ensino convencional em creches, no ensino médio e na educação continuada de adultos.

Em maio, o britânico Inspired Education comprou parte das escolas do grupo Eleva do Fundo Gera de Educação que tem como principal acionista o homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann.

A aquisição da Escola Nova pelo Grupo Klett, que iniciou suas operações no Brasil há onze anos, mostra que existe um crescente interesse de estrangeiros na educação básica brasileira, que movimentou R$ 80 bilhões em 2021 e está passando por um processo mudanças. O ensino privado ainda é dominado por escolas de bairro que atendem a classe média e de forma fortemente pulverizada.

Com a pandemia, o movimento de fusões e aquisições se intensificou com a entrada de grandes redes com estrutura tecnológica e capacidade de investimento.

Foco no mercado de alta renda

O estabelecimento comprado pelos alemães atua na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio atendendo 950 alunos no sofisticado Gávea, um dos quatro bairros mais caros para se morar no Brasil.

Como as outras incorporações do Grupo Klett ela irá acrescentará ao seu nome a marca Swiss Internacional School (SIS).

A rede SIS é composta por 17 escolas que oferecem ensino multilíngues desde a educação infantil até o ensino médio. O foco está nos públicos de alto poder aquisitivo.

São sete unidades na Suíça, sete na Alemanha e as, agora, três brasileiras. No país, além da Escola Nova recém comprada, há o SIS Brasília, DF, e a Escola Suíço-Brasileira Rio de Janeiro, RJ.

O grupo

O Klett Gruppe se consolidou como uma holding em 1995, mas sua origem remonta o ano de 1897. Apesar de administrado como uma sociedade anônima, o conglomerado é uma empresa familiar

O início se deu com uma gráfica e editora de livros didáticos. Hoje, a atuação de suas subsidiárias – todas voltadas para o segmento educacional – vão além dos meios gráficos.

A empresa se fortaleceu através do fornecimento de softwares educacionais. Ela também faz investimentos nos segmentos presenciais, em creches e no ensino de crianças e adolescentes.

Foi na década de 1990 que empresa se tornou mais agressiva, com atividades em vários países da Europa. Em 1994, o Klett fundou a Sociedade Alemã de Educação Continuada (DWG) e expandiu sua área para a EAD.

Com seus softwares, o Klett se consolidou como o principal fornecedor no mercado de EAD superior alemão.

O próprio Klett passou a investir diretamente nesse segmento e na formação continuada. Em 2001, fundou a European Distance University. Em 2005, foi a vez da Apollon University of Applied Sciences.

 

Comentários